Dia da Mobilidade e Festival da Família: Wilmersdorf celebra o futuro da mobilidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, o Dia da Mobilidade e um festival familiar acontecerão em Wilmersdorf para promover a mobilidade sustentável.

Am 12. und 13. September 2025 findet in Wilmersdorf der Mobilitätstag und ein Familienfest statt, um nachhaltige Mobilität zu fördern.
Nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, o Dia da Mobilidade e um festival familiar acontecerão em Wilmersdorf para promover a mobilidade sustentável.

Dia da Mobilidade e Festival da Família: Wilmersdorf celebra o futuro da mobilidade!

O dia da mobilidade e o festival da família na Wilmersdorfer Bundesplatz aconteceram nos dias 12 e 13 de setembro de 2025. Sob o lema “De um centro de transportes a um lugar do futuro”, a Bundesplatz foi transformada num animado ponto de encontro para a mobilidade sustentável e a convivência entre vizinhos. Os dois eventos ofereceram uma programação variada que combinou informações emocionantes e atividades lúdicas. Ambos os ramos da rua na Bundesplatz foram fechados ao trânsito para proporcionar espaço suficiente aos visitantes.

O vereador distrital Oliver Schruoffeneger abriu o dia de mobilidade na sexta-feira às 15h30. com um discurso de boas-vindas. Este dia foi dedicado ao tema da mobilidade sustentável no distrito de Charlottenburg-Wilmersdorf. A partir das 14h Das 22h às 22h, inúmeras iniciativas apresentaram os seus trabalhos em stands informativos. Um passeio virtual de bicicleta por Berlim em 2037 deu aos participantes uma visão do futuro, enquanto o estande do escritório distrital de Charlottenburg-Wilmersdorf ofereceu informações abrangentes sobre diversas áreas da administração distrital.

Celebração familiar como destaque

O sábado, 13 de setembro, foi dedicado à festa da família, que aconteceu a partir das 14h. às 20h Escolheu o primeiro dia de aula especial para os alunos do ensino fundamental de Berlim como uma oportunidade para um grande piquenique em uma longa mesa no meio da rua. Os participantes foram convidados a se inscrever no festival info@initiative-bundesplatz.de registar-se, o que deverá promover uma forte cooperação entre vizinhos. Às 17h a viagem de ida e volta do ADFC chegou à Bundesplatz e enriqueceu o festival com mais uma atração.

O programa continha uma variedade de ofertas, incluindo uma exposição pop-up ao ar livre na Bundesallee e um percurso de informação audiovisual sobre os 15 anos de história da Bundesplatz e.V. iniciativa, que está comprometida com um design vivo e atraente da praça desde a sua fundação. Foi publicada uma publicação de aniversário que documenta os sucessos e desafios da iniciativa.

Um olhar sobre o futuro da mobilidade

Os eventos na Bundesplatz estão alinhados com a transição da mobilidade nacional, que visa promover novos conceitos e meios de transporte alternativos. O foco não está em prescindir, mas em melhorar a infra-estrutura urbana. Esta ideia é apoiada, entre outros, pelo Ministério Federal da Digital e dos Transportes (BMDV), que apoia projetos no âmbito da iniciativa de inovação mFUND para o planeamento urbano e de transportes sustentáveis. Em média, os cidadãos utilizam atualmente os seus automóveis em quase metade das suas viagens, o que significa que é altura de mudar para meios de transporte ecológicos.

Dados precisos, necessários para o planeamento da mobilidade sustentável, são essenciais para esta reviravolta. A construção de zonas pedonais, ciclovias contínuas e a utilização de miniautocarros eléctricos para pessoas com mobilidade reduzida são algumas das medidas exigidas. Projetos inovadores como o NaMIx desenvolvem índices para avaliar a sustentabilidade da mobilidade nos bairros e ajudar as cidades a melhorar os seus cenários de mobilidade.

No geral, os eventos na Bundesplatz não só aumentaram a sensibilização para a mobilidade sustentável, mas também reforçaram o sentido de comunidade em Charlottenburg-Wilmersdorf. Mais informações podem ser encontradas no site da Iniciativa Bundesplatz e no BMDV.