Futuro do turismo aquático: workshop para cidadãos em Berlim-Köpenick!
Em 3 de agosto de 2025, um workshop para cidadãos sobre turismo aquático em Berlim acontecerá em Treptow-Köpenick. Participe gratuitamente!

Futuro do turismo aquático: workshop para cidadãos em Berlim-Köpenick!
O turismo aquático em Berlim tornou-se um tema importante nos últimos anos. Neste contexto, terá lugar no dia 3 de agosto de 2025 o workshop de cidadãos “Fazendo curso – Pela convivência justa na água”. visiteBerlim é organizado, acontece a partir das 14h. às 17h00 em DOCK 10, Gustav-Holzmann-Straße 10, 10317 Berlim. Os berlinenses interessados do distrito de Treptow-Köpenick estão particularmente convidados a participar deste evento gratuito.
O objetivo do workshop para cidadãos é desenvolver formas para o uso sustentável das águas de Berlim. O conceito desta iniciativa foi apresentado em novembro de 2024 e segue o princípio orientador da “coexistência compatível, equilíbrio e sustentabilidade”. Os temas centrais do workshop são a criação de uma convivência segura e justa na água, bem como a harmonia da recreação e conservação da natureza com as atividades de turismo aquático.
Programa e participação
O evento será aberto com saudações de Sabine Wendt (visitBerlin) e Michael Biel (Secretário de Estado para Assuntos Econômicos). Está também prevista uma palestra com representantes da política, do turismo, da sociedade civil e de associações ambientalistas. Uma troca ocorrerá com base em cenários cotidianos concretos na água e perto dela. A troca criativa de ideias para desenvolver visões para uma coexistência bem-sucedida nas águas de Berlim também será o foco.
Não há custos para pagar pela participação. Pequenos serviços de catering estão disponíveis e cuidados infantis também estão disponíveis mediante solicitação. Os interessados podem visitar o site visiteBerlim registre-se.
Antecedentes e perspectivas de desenvolvimento
O pano de fundo desta iniciativa é o conceito de turismo aquático para Berlim apresentado pela senadora Franziska Giffey em novembro de 2024. Este conceito visa visualizar estrategicamente o aumento do uso das águas de Berlim, equilibrando simultaneamente os interesses dos usuários e a proteção ambiental. O envolvimento de numerosas partes interessadas desempenha aqui um papel importante.
Estão disponíveis 400 mil euros nos orçamentos de 2024 e 2025 para a implementação das medidas previstas no conceito. O plano inclui cinco projetos principais, incluindo uma campanha de comunicação e sensibilização para promover o uso sustentável da água.
O conceito de turismo aquático faz parte de uma abordagem abrangente para desenvolver a maior área de desportos aquáticos e turismo aquático no interior da Europa, em Berlim e Brandemburgo, que tem quase 34.800 quilómetros de cursos de água e 3.200 lagos. A fim de combinar as necessidades dos cidadãos com as preocupações ecológicas, estão também previstos workshops sobre os principais projetos para o início de 2025. Deverão começar a definir uma distribuição clara de tarefas para a implementação das medidas.
Para mais informações e reportagens sobre o tema turismo aquático em Berlim, o departamento de imprensa e relações públicas do visitBerlin está disponível no endereço de e-mail presse@visitBerlin.de e no site berlim.de disponível.