50 anos de memória: Exposição sobre os perseguidos pelos nazistas no Museu Mitte

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Inauguração da exposição “Charter Flight into the Past” no Mitte Museum no dia 26 de setembro de 2025. Entrada gratuita.

Eröffnung der Ausstellung „Charterflug in die Vergangenheit“ im Mitte Museum am 26. September 2025. Eintritt frei.
Inauguração da exposição “Charter Flight into the Past” no Mitte Museum no dia 26 de setembro de 2025. Entrada gratuita.

50 anos de memória: Exposição sobre os perseguidos pelos nazistas no Museu Mitte

Na segunda-feira, 26 de setembro de 2025, foi inaugurada no Museu Mitte a exposição “Voo charter para o passado – 50 anos do programa de visita do Senado de Berlim para os perseguidos pelos nazistas”. Esta importante exposição homenageia a política de convites do Senado de Berlim Ocidental, que existe desde 10 de junho de 1969 e tinha como objetivo trazer de volta para Berlim concidadãos perseguidos que emigraram da cidade. Nos últimos cinquenta anos, aproximadamente 35.000 pessoas, muitas delas de famílias judias, participaram neste programa para visitar a cidade da sua memória.

Os iniciadores deste evento estão convencidos de que o regresso destas pessoas é uma parte central da reparação. Ao fazê-lo, o Senado não se concentrou apenas no contexto histórico da Segunda Guerra Mundial e da Shoah, mas também deu continuidade à ideia básica do trabalho de reconstrução na Berlim do pós-guerra. Representantes políticos como Stefanie Remlinger, prefeita distrital de Berlin-Mitte, e Georg Klußmann, chefe de protocolo do estado de Berlim, falaram na abertura, complementados pela curadora Martina Voigt, que iluminou as diversas facetas do programa ao longo do tempo.

Detalhes do evento e outras atividades

A exposição está aberta ao público de 28 de setembro de 2025 a 15 de março de 2026. Os visitantes podem ver a exposição gratuitamente, sem inscrição prévia. O horário de funcionamento é de domingo a sexta-feira, das 10h às 18h. Além da exposição, serão realizados diversos eventos de acompanhamento, como a leitura e discussão pública “A Chausseestraße na época do Muro de Berlim” no dia 24 de setembro de 2025, na qual o jornalista Holger Schmale gostaria de conversar com cidadãos interessados ​​sobre a história da cidade.

O lançamento do livro de Brigitte Landes está previsto para 30 de setembro de 2025, no qual ela relata os ex-residentes do Tiergartenviertel e seus destinos durante a era nazista. Estes acontecimentos ocorrem à luz de um debate crescente sobre a cultura da memória na Alemanha, que se baseia nos horrores do Nacional-Socialismo e também enfatiza o exame das consequências para as gerações de hoje.

O papel da cultura da lembrança

Esta exposição e os eventos associados surgem num momento em que a Alemanha reconhece a necessidade de se envolver continuamente com a sua própria história. O Dia da Memória das Vítimas do Nacional-Socialismo, celebrado em 27 de janeiro, é um elemento central da cultura alemã da memória. As escolas incorporam o nazismo em seus currículos e existem mais de 300 memoriais e centros de documentação em todo o país. No entanto, a cultura da memória também enfrenta desafios, em particular devido ao crescente anti-semitismo e à ameaça aos locais memoriais através do vandalismo e da negação do Holocausto.

Perante esta situação, personalidades como Michel Friedman sublinham que o confronto não deve ser apenas um acto ritualizado, mas deve também perseguir o objectivo de responsabilizar os descendentes vivos das vítimas. Os discursos mostram claramente que existem inúmeras culturas diferentes de memória na Alemanha que precisam ser levadas em conta.

O Museu Mitte e o programa que o acompanha oferecem, portanto, uma plataforma importante não só para comemorar, mas também para conduzir um diálogo ativo sobre a responsabilidade histórica e o papel de cada geração nesta história. A assessoria de imprensa do escritório distrital de Mitte está disponível para consultas da mídia.

Para mais informações sobre a exposição e eventos, visite o site do Mitte District Office. aqui.

Mais detalhes também podem ser encontrados no site do Centrum Judaicum aqui e no site da DW aqui.