Woidke e Kretschmer estão exigindo um forte financiamento para a Sorben Foundation!

Woidke e Kretschmer estão exigindo um forte financiamento para a Sorben Foundation!

Em uma chamada conjunta, o primeiro -ministro Dietmar Woidke (SPD, Brandenburgo) e Michael Kretschmer (CDU, Saxônia) pediram ao governo federal financiamento a longo prazo da fundação para o povo sorbiano. Esta carta foi assinada na sexta-feira, 13 de junho de 2025, no Conselho Federal de Berlim, como

Woidke enfatizou o papel essencial da base na preservação da língua e costumes culturais do sorbiano, enquanto Kretschmer vê esses elementos culturais como parte da identidade saxônica. O financiamento atual, que ocorre através do governo federal, os estados de Brandenburgo e Saxônia, baseia -se em um acordo que expira no final do ano. No entanto, não houve um modelo de financiamento legalmente garantido.

Antecedentes e financiamento da fundação

A base para o povo do sorbiano foi fundada em 19 de outubro de 1991 e se comprometeu a garantir e desenvolver a língua e as tradições do sorbiano. É uma minoria autóctona na Alemanha que vive em Lusatia superior e inferior. A fundação recebeu capacidade legal em 28 de agosto de 1998 por um contrato estadual entre os estados de Brandenburgo e Saxônia. Desde então, ela organizou numerosos projetos culturais, competições e exposições e forneceu ofertas de mídia para promover a identidade sorbiana, como Zalozba.De Zalozba

A Fundação Fundação é dividida em ações de 3/6 pelo governo federal, 2/6 pela Saxônia e 1/6 por Brandenburg. Os valores anuais documentam o apoio da fundação ao longo dos anos, começando com 32.000 DM no primeiro contrato de financiamento de até 23,9 milhões de euros anualmente no quarto acordo, que expira no final de 2025. Para o período de 2022 a 2031, existem médias estruturais adicionais disponíveis para os assuntos do sorbiano em Brandenburg.

Relevância cultural e desafios

Woidke e Kretschmer enfatizam a urgência de uma base financeira confiável para a fundação, a fim de continuar promovendo a língua e a cultura sorbianas no futuro. Isso é particularmente importante porque o idioma do sorbiano foi falado cada vez menos nos últimos anos. Os especialistas, portanto, exigem aumento do uso e treinamento dos professores para o ensino em idiomas minoritários, especialmente em conexão com os idiomas regionais protegidos na Alemanha. In addition to Sorbian, this also includes Danish and Low German, such as the Deutschlandfunk Notes.

A incerteza contínua sobre a Future Foundation da Fundação é criticada por Dawid Statnik, presidente da DOMOVINA. Ele pede segurança de planejamento sustentável há anos, essencial para manter a identidade cultural dos Sorbs. Os projetos necessários para preservar o idioma e a cultura do sorbiano só podem ser continuados por meio de apoio confiável.

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)