Controvérsias de Weimar: discussão do Juízo Final no coração de Berlim!
Experimente uma discussão sobre as controvérsias de Weimar, o Fausto de Goethe e questões da natureza no dia 22 de outubro no Kulturforum Berlin. Entrada gratuita.

Controvérsias de Weimar: discussão do Juízo Final no coração de Berlim!
Em 22 de outubro de 2025, o Kulturforum Berlin convida você para um evento emocionante intitulado “Diga, como você se sente em relação ao fim do mundo?” um. A largada está marcada para as 18h30, a entrada é a partir das 18h. O evento acontece na área de cafés da Gemäldegalerie na Matthäikirchplatz em Berlim e tem um foco claro nas controvérsias políticas e culturais do presente. O significado histórico do lugar simbólico de Weimar é particularmente destacado, especialmente no que diz respeito ao “Fausto” de Goethe e à sua ligação às questões sociais atuais.
Este evento faz parte das Controvérsias de Weimar, que foram iniciadas pela Klassik Stiftung Weimar para refletir as complexas relações entre arte, política e sociedade. Eva Geulen, diretora do Centro Leibniz de Pesquisa Literária e Cultural de Berlim, e Jürgen Renn, diretor do Instituto Max Planck de Geoantropologia em Jena, deverão participar da discussão. A conversa será moderada por Helmut Heit, diretor do Friedrich Nietzsche College.
Uma noite de reflexão e discussão
O evento trata, entre outras coisas, da necessidade de criar e destruir no “Fausto II” de Goethe e questiona como esses temas podem ser interpretados no contexto do Antropoceno, dos desafios atuais relativos às condições naturais e da crise climática. A entrada na discussão é gratuita, facilitando o acesso a esses tópicos essenciais.
Anteriormente, no dia 8 de outubro, ocorreu uma noite musical no centro de estudos da Biblioteca Duquesa Anna Amalia, durante a qual foi discutido o texto em prosa de Rainer Maria Rilke “O Caminho do Amor e da Morte de Cornet Christoph Rilke”. Viktor Ullmann, que morreu no campo de concentração de Theresienstadt, musicou a história de Rilke para narrador e piano. O intérprete Christian Brückner, acompanhado pelo pianista Daniel Heide, impressionou o público com esta comovente obra. A entrada nesta experiência musical também foi gratuita.
Classicismo de Weimar em contexto
O Clássico de Weimar, no qual trabalharam figuras importantes como Goethe e Schiller, foi marcado por convulsões políticas, nomeadamente pela Revolução Francesa de 1789. Este período foi caracterizado pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, mas também trouxe consigo grande violência e instabilidade. Napoleão Bonaparte assumiu o poder neste ambiente tumultuado e travou várias guerras na Europa. Surpreendentemente, os representantes do Classicismo de Weimar permaneceram em grande parte inalterados pelas convulsões políticas, o que pode ser atribuído à sua decepção com as consequências da revolução.
Neste sentido, o próximo evento servirá não só para refletir sobre a obra de Goethe, mas também como plataforma para um discurso mais amplo sobre as relações entre arte e sociedade nos tempos atuais. Tendo em conta os debates em curso sobre as alterações climáticas e a justiça social, a discussão do “Fausto” de Goethe em ligação com questões actuais sobre as condições naturais e a acção humana mostra a sua relevância contínua.
Estão também previstos outros eventos relacionados com as polémicas de Weimar, incluindo palestras e uma conferência sobre história militar e questões sociais, que decorrerão em vários locais até 24 de outubro. Os interessados devem inscrever-se antecipadamente, pois o número de participantes pode ser limitado.
Para mais informações sobre os eventos e acesso aos tópicos interessantes relacionados ao Classicismo de Weimar, visite o [Klassik Stiftung Weimar](https://www.tabularasamagazin.de/klasseik-stiftung-weimar- Veranstaltungsuebersicht-7-oktober-24-oktober/) bem como a descrição detalhada do Weimar Clássico.
Visite também o [Patrimônio Cultural Prussiano] oficial (https://www.preussischer-kulturimmobilien.de/melde/artikel/2025/10/22/weimarer-kontroversen-in-berlin.html) para notícias e eventos atuais.