Aprendendo a sustentabilidade novamente: alunos da quarta série de Spandau recebem livros de cenoura!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No ano letivo 2025/26, os alunos da quarta série de Spandau receberão o livreto da cenoura para aprenderem sobre sustentabilidade de forma lúdica.

Im Schuljahr 2025/26 erhalten Spandauer Viertklässler das Möhrchenheft, um Nachhaltigkeit spielerisch zu erlernen.
No ano letivo 2025/26, os alunos da quarta série de Spandau receberão o livreto da cenoura para aprenderem sobre sustentabilidade de forma lúdica.

Aprendendo a sustentabilidade novamente: alunos da quarta série de Spandau recebem livros de cenoura!

No ano letivo de 2025/26, 1.700 alunos da quarta série de Spandau receberão um livro de lição de casa exclusivo e gratuito. O “Möhrchenheft”, em homenagem à personagem Kiki Karotte, transmite temas centrais como sustentabilidade e proteção climática de uma forma adequada às crianças. Isto não só transmite conhecimento, mas também aumenta a consciência sobre os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Como relata berlin.de, o conceito de “Pensar globalmente, agir localmente” está sendo integrado na vida cotidiana dos estudantes.

A revista também contém dicas de excursões regionais e quebra-cabeças que tratam do tema sustentabilidade. A Dra. Carola Brückner, vereadora distrital de educação, cultura, desporto e gestão de instalações, apoia este importante projecto, que faz parte da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD). Contribui ativamente para a implementação da Agenda 2030 a nível local, que tem sido perseguida pela comunidade global desde 2015 para promover a coexistência pacífica e sustentável. Os desenvolvimentos globais, como os desafios colocados pelas alterações climáticas, exigem uma ação rápida – o projeto dá um valioso contributo para isso.

Educação para a sustentabilidade

Um componente central da EDS é transmitir a compreensão de que as ações individuais têm impacto no meio ambiente. A iniciativa visa abordar problemas globais, abordando desafios ambientais, económicos e sociais. O Ministério Federal da Educação e Pesquisa (BMBF) coordena a implementação dos programas da UNESCO para a EDS na Alemanha desde 2015 para garantir a ancoragem da EDS em todas as áreas da educação, como [bmftr.bund.de].

Em 2020, a UNESCO lançou o programa “Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Aprender para o nosso planeta. Agir pela sustentabilidade” (ESD 2030), que está diretamente ligado à Agenda 2030. A educação para o desenvolvimento sustentável continua a ser uma prioridade global que também deve estar firmemente ancorada nos futuros sistemas educativos. A introdução da EDS nas escolas é crucial para capacitar os alunos para iniciar transformações sociais e contribuir ativamente para alcançar os objetivos de sustentabilidade, também bne-portal.de enfatiza.

Estas iniciativas locais são de grande importância em Spandau. Não só promovem a sensibilização para a sustentabilidade entre os jovens, mas também ajudam a região a dar o seu contributo para os objetivos globais. O “Möhrchenheft” é, portanto, outro exemplo de colaboração bem sucedida entre instituições educativas e autoridades locais, a fim de preparar as gerações futuras para os desafios de hoje.

Quellen: