Gropiusstadt está florescendo: projetos verdes para uma casa mais habitável!
Em 19 de setembro de 2025, Neukölln celebrará o evento final do projeto “Future Urban Green” para melhorar Gropiusstadt.

Gropiusstadt está florescendo: projetos verdes para uma casa mais habitável!
O evento final do programa de financiamento do desenvolvimento urbano “Future Urban Green” teve lugar hoje em Gropiusstadt. Isso serve para melhorar o distrito e foi acompanhado pelo senador Christian Gaebler e pelo prefeito distrital Martin Hikel. O objetivo é melhorar a qualidade de vida em Gropiusstadt através de um design mais ecológico, menos livre de barreiras e mais habitável. No âmbito desta iniciativa, foram implementados numerosos projetos nos últimos anos, num montante total de 13,2 milhões de euros.
As medidas implementadas incluem novas construções e eliminação de perigos de tropeço nos caminhos, a criação de novos locais de estadia com assentos e o embelezamento dos espaços verdes existentes através de novas plantações. Além disso, os parques infantis e as áreas exteriores das instalações juvenis foram redesenhados. Também foi montada uma área de ginástica com equipamentos de ginástica, trampolins e mesas de tênis de mesa. O pavilhão da fonte foi reformado e equipado com novas poltronas.
Cerimônia de formatura e desenvolvimentos futuros
A cerimónia de encerramento público terá lugar no dia 19 de setembro, a partir das 15 horas. em Sollmannweg 21, 12353 Berlim, e inclui uma programação colorida com apresentações artísticas, circo participativo, música, além de buffet e oportunidades de intercâmbio. Christian Gaebler e Martin Hikel receberão os convidados a partir das 16h.
Paralelamente a estes desenvolvimentos, a secção central do corredor verde Britz-Buckow-Rudow em Gropiusstadt também foi concluída após cerca de seis anos de construção. Este troço, que será inaugurado cerimoniosamente no dia 16 de maio de 2025, tem como objetivo criar novas qualidades de vida, melhorar as acessibilidades e oferecer um amplo leque de opções de exercício. O cinturão verde se estende por cerca de cinco quilômetros e conecta playgrounds, instalações esportivas, trilhas para caminhada e salões. O redesenho da área entre Wutzkyallee e Lipschitzallee está progredindo desde 2019.
Desenvolvimento urbano sustentável
O desenvolvimento urbano na Alemanha, como também é praticado em Gropiusstadt, visa criar assentamentos vivos e habitáveis. De acordo com isso Agência Federal do Meio Ambiente A promoção dos distritos urbanos abrange inúmeras áreas de responsabilidade, incluindo o planeamento do uso do solo para habitação, comércio e serviços, bem como a requalificação urbana. Os programas para modernizar bairros, áreas como cidades sociais e renovações energeticamente eficientes, também desempenham um papel crucial.
Os actuais projectos e iniciativas em Gropiusstadt fazem parte de um plano mais amplo que apela à preservação e criação de habitação e empregos, bem como à consideração das necessidades sociais e culturais. O desenvolvimento urbano sustentável requer pensamento e acção consistentes e interdisciplinares, a fim de promover a harmonia entre as exigências sociais, económicas e ambientais.
O exemplo de Gropiusstadt mostra como conceitos e medidas sustentáveis podem ser especificamente postos em prática para tornar os espaços urbanos habitáveis e sustentáveis. As deficiências do passado estão sendo eliminadas a fim de criar um futuro habitável para todos os residentes.