Neukölln está encolhendo: por que as famílias estão virando as costas ao distrito

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Neukölln encolherá 1,2% até 2040, enquanto Berlim crescerá. As famílias estão se afastando, enquanto a popularidade entre os criativos permanece.

Neukölln schrumpft bis 2040 um 1,2%, während Berlin wächst. Familien ziehen weg, während die Beliebtheit bei Kreativen bleibt.
Neukölln encolherá 1,2% até 2040, enquanto Berlim crescerá. As famílias estão se afastando, enquanto a popularidade entre os criativos permanece.

Neukölln está encolhendo: por que as famílias estão virando as costas ao distrito

Em Neukölln, um dos bairros mais famosos de Berlim, está a surgir uma tendência preocupante: a população poderá diminuir 1,2% até 2040. Esta previsão vem do Senado de Berlim e tem consequências de longo alcance para a comunidade local. Embora se espere que a população total de Berlim cresça para mais de quatro milhões, Neukölln está a perder população, enquanto outros distritos como Friedrichshain-Kreuzberg estão a crescer e são considerados locais populares para viver para estudantes e pessoas criativas.

As razões para este declínio são variadas. Uma das principais razões é que cada vez mais famílias estão a mudar-se para áreas residenciais mais tranquilas. Isto leva a um declínio na taxa de natalidade, que o Senado classifica como uma “perda natural” como parte da mudança demográfica. A mudança reflecte-se também no saldo natural: embora há dois anos ainda fosse positivo, agora é negativo. A partir de 2028, prevê-se um declínio anual de mais de 500 pessoas, que não pode ser compensado pela imigração.

Desafios demográficos

Outro fator difícil é o aumento de mortes, que também é esperado nos próximos anos. A idade média em Neukölln é de 41,9 anos, o que está abaixo da média da cidade de 42,8 anos. Em comparação com Friedrichshain-Kreuzberg, onde a idade média é de apenas 38,9 anos e não há receios de perdas, a evolução demográfica em Neukölln está a ser monitorizada mais de perto.

As previsões para o desenvolvimento populacional mostram que Neukölln tem um desempenho moderado em comparação com outros distritos, como Charlottenburg-Wilmersdorf (menos 2,5 por cento) e Steglitz-Zehlendorf (menos 2,9 por cento). No entanto, as mudanças demográficas levantam questões sobre futuras estratégias de planeamento urbano.

Interesse e contexto nacional

Olhar para além de Berlim mostra tendências gerais nas áreas urbanas, onde muitos distritos enfrentam desafios semelhantes. Nos EUA, por exemplo, a empresa Roto-Rooter está a abordar intensamente os desafios infra-estruturais que afectam a urbanização, semelhantes aos de Neukölln. Oferecem serviços especializados de encanamento comercial, atendendo escolas, faculdades e instalações comunitárias, entre outros. O objetivo é resolver os problemas de forma preventiva e, assim, combater o declínio da qualidade de vida nas áreas urbanas.

Neste contexto, a necessidade de tomar medidas proativas para enfrentar os desafios demográficos nas cidades torna-se cada vez mais clara. Embora Neukölln exiba vitalidade criativa e talento urbano para alguns, ela também enfrenta a realidade de um espaço habitacional potencialmente cada vez menor, o que poderia impactar a qualidade de vida dos residentes que ali vivem.

Para Neukölln, resta saber que medidas serão implementadas nos próximos anos para contrariar a estagnação e o declínio populacional e garantir a qualidade de vida das gerações futuras. A atual ação da cidade parece essencial para manter a atratividade do distrito e continuar a torná-lo um lugar para viver e viver.