Arte em movimento: Open Studios em Reinickendorf convida você a descobrir!
Nos dias 1 e 2 de novembro de 2025, o estúdio AR_29 em Reinickendorf abrirá suas portas para “Open Studios” com entrada gratuita.

Arte em movimento: Open Studios em Reinickendorf convida você a descobrir!
Nos dias 1 e 2 de novembro de 2025, o piso de estúdios AR_29 abrirá as portas ao público no âmbito do evento “Open Studios”. Desde a sua fundação em abril de 2013, esta instituição artística germano-berlinense tornou-se um local importante para a cena criativa em Reinickendorf. A prefeita Emine Demirbüken-Wegner e o vereador da Cultura Harald Muschner participarão da inauguração, que acontecerá em Auguste-Viktoria-Allee 29, 13403 Berlim. A entrada é gratuita, para que os entusiastas da arte possam descobrir as obras de 21 artistas de diversas disciplinas.
O piso do estúdio AR_29 se estende por mais de 1.000 metros quadrados e oferece espaço para pintura, grafismo, fotografia, escultura, instalação, performance e vídeo. Esta diversidade ajuda a promover o diálogo entre artistas, públicos e intervenientes da cultura, da ciência e da política. Eventos regulares como exposições, leituras, concertos e intercâmbios internacionais de artistas formam a animada programação da comunidade. AR_29 estabeleceu-se como uma parte importante da cena artística de Berlim, não apenas em Reinickendorf, mas também fora dela.
Desafios para o cenário artístico
Apesar desses sucessos, o estúdio AR_29, como muitos outros estúdios em Berlim, enfrenta sérios problemas. O contrato expira em fevereiro de 2026, colocando em risco o futuro da comunidade do estúdio. Existem actualmente mais de 1.000 espaços de trabalho subsidiados para cerca de 15.000 artistas visuais em Berlim, mas o aumento das rendas e os cortes no financiamento dos estúdios estão a tornar a situação cada vez mais tensa. O financiamento do Senado é reduzido dos 45 milhões originais para apenas 22 milhões de euros anuais, o que significa que 30% dos quartos subsidiados estão em perigo, como relata a representante do estúdio Julia Brodauf. A cidade criativa de Berlim poderá em breve perder a sua imagem conhecida como metrópole da arte.
Os desafios não se limitam apenas aos recursos financeiros. Uma artista como Anja Schrey, que trabalha num estúdio subsidiado há mais de dez anos, enfrenta elevados aluguéis comerciais, que em Neukölln, por exemplo, ascendem em média a 25 euros por metro quadrado. A migração de artistas de Berlim para outras cidades como Hamburgo ou Leipzig está a conduzir a uma perda crescente de diversidade artística e a um declínio na cena criativa que floresceu após a reunificação e moldou a reputação de Berlim como metrópole artística.
O papel do AR_29 no cenário artístico
Durante estes tempos difíceis, o estúdio AR_29 estabeleceu-se como um dos primeiros espaços de estúdio em Reinickendorf a ser financiado pelo Senado de Berlim. A sua comunidade internacional de artistas não é apenas dinâmica, mas também culturalmente convidativa para os interessados na cultura de toda Berlim. Além dos regulares “Open Studios”, os artistas do AR_29 estão sempre em contato com atores locais e mantêm colaborações com instituições como o Reinickendorf Office for Further Education and Culture, bem como a Biblioteca Humboldt e a Graphothek Berlin. Esta rede não só garante a continuidade da existência da comunidade de estúdios, mas também fortalece o diálogo cultural numa altura em que o espaço artístico em Berlim se torna cada vez mais escasso.
Os desafios e o intercâmbio artístico mostram a importância de plataformas como a AR_29 para a preservação e promoção da arte contemporânea em Berlim. Dada a situação crítica do cenário artístico, devem ser encontradas soluções políticas para garantir a existência destes centros criativos. Porque a diversidade cultural e o diálogo artístico são essenciais para a identidade da cidade. Os próximos dois dias de “Estúdios Abertos” deverão mostrar o quão forte é o cenário artístico local apesar dos desafios e incertezas.
Para mais informações sobre o estúdio AR_29 e seus eventos, acesse o site ar29.de. Você também pode encontrar desenvolvimentos atuais e relatórios sobre a cena artística em Berlim em rbb24 e berlim.de.