Declaração de guerra de Teerã! Mensagem israelense fechada em Berlim!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Berlim permanece sem uma mensagem até novo aviso por causa de um ataque israelense ao Irã. A situação aumenta.

Berlin bleibt wegen eines israelischen Angriffs auf den Iran bis auf Weiteres ohne Botschaft. Die Situation eskaliert.
Berlim permanece sem uma mensagem até novo aviso por causa de um ataque israelense ao Irã. A situação aumenta.

Declaração de guerra de Teerã! Mensagem israelense fechada em Berlim!

A embaixada israelense em Berlim permanece fechada na sexta -feira até novo aviso. Esta decisão foi anunciada pela Plataform X depois que Israel iniciou uma campanha militar contra os objetivos iranianos durante a noite de sexta -feira. O objetivo do ataque é impedir a aquisição de armas nucleares do Irã. Entre as pessoas mortas estão dois membros altos dos militares iranianos: o chefe do exército Mohammed Bagheri e o comandante da Guarda Revolucionária Hussein Salami. Além disso, pelo menos seis cientistas nucleares foram mortos nos ataques. Estes relatórios rbb24 O chefe de governo de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou que a operação militar continuará "vários dias". Em resposta ao ataque israelense, o Irã disparou cerca de 100 drones em direção a Israel, que foram todos interceptados. De acordo com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghtschi, o procedimento israelense é uma declaração de guerra. O sistema de enriquecimento de urânio em Natan iraniano sofreu danos graves durante os ataques, mas a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) atualmente não relatou nenhum valores aumentados de radiação.

Escalação no Oriente Médio

Israel descreveu o ataque abrangente aos sistemas nucleares iranianos como um "ataque preventivo". O presidente Izchak Herzog disse que esse passo se tornou necessário devido a uma ameaça existencial ao povo judeu. O porta -voz militar relatou que os avanços iranianos em direção a habilidades nucleares e um programa nuclear secreto, que Teerã sempre contestou. Especialistas apontaram que o ataque foi enfraquecido em um momento em que o "eixo de resistência" iraniano é enfraquecido, especialmente após as lutas difíceis no conflito de Gaza, que começou em outubro de 2023. Naquela época, o Hamas cometeu atrocidades que foram percebidas como um pogrom e agitam o trauma coletivo da persecuição dos judeus durante o holocauste.

Os conflitos militares entre Israel e Irã não são novos. Já em abril de 2024, havia conflitos militares diretos, e o Hamas, apoiado pelo Hisbollah e pela Milícia Huthi do Iêmen, realizou ataques coordenados a Israel. A localização atual faz parte do maior conflito histórico e territorial no Oriente Médio, que remonta ao século XIX. O processo de Oslo para a resolução de conflitos é considerado falhado e os esforços diplomáticos para estagnar a desacalação. Mais recentemente, houve uma exaustão significativa na Cisjordânia em maio de 2024, o que exigia inúmeras mortes.

Com a agressão persistente por parte de Israel e as ameaças subsequentes do Irã para impor retaliação, as tensões na região estão cada vez mais aumentando. Nesse contexto, o chefe da IAEA, Rafael Grossi Israel, alertou sobre ataques às instalações nucleares iranianas porque estavam bem protegidas. Por razões de segurança, os Estados Unidos também reduziram sua equipe da embaixada no Iraque e alertam o Irã de ataques a instalações ou pessoal dos EUA, outra negação da situação já tensa no Oriente Médio.

Quellen: