Kreuzberg em estado de choque: jovem de 22 anos atinge refugiados com uma arma!
Em Kreuzberg, um jovem de 22 anos foi preso por tentativa de roubo com pistola. O incidente ocorreu em 18 de setembro de 2025.

Kreuzberg em estado de choque: jovem de 22 anos atinge refugiados com uma arma!
Ontem, quinta-feira à tarde, um homem de 22 anos foi preso em Berlim-Kreuzberg após tentar roubar outro jovem, também de 22 anos. O incidente ocorreu por volta das 13h15. na Obentrautstrasse e Mehringdamm. O suspeito exigiu dinheiro da vítima, que recusou e tentou se afastar da situação. O agressor então mostrou o cabo de uma arma, o que gerou uma virada na discussão.
Quando a vítima tentou fugir para uma loja próxima, o suspeito bateu-lhe na cabeça com a arma, causando um hematoma. Embora o jovem tenha sofrido ferimentos, inicialmente recusou-se a procurar tratamento médico. Porém, imediatamente após o crime, a polícia conseguiu prender o suspeito próximo ao local do crime. Durante a prisão, foi apreendida uma pistola com carregador e cartuchos inseridos. O homem preso já havia comparecido por outro crime de roubo e havia contra ele um mandado de prisão.
Investigações e ações legais
Após sua prisão, o jovem de 22 anos foi levado sob custódia policial, onde teve que passar por identificação e coleta de sangue. Hoje ele será levado perante um juiz de instrução que decidirá se emitirá um novo mandado de prisão com base no crime atual. Outras investigações estão sendo realizadas por um especialista da Delegacia de Polícia 5 (município) para esclarecer totalmente os antecedentes do roubo.
Os recentes incidentes em Berlim reflectem uma tendência preocupante. De acordo com as últimas estatísticas criminais de 2024, houve um total de quase 540.000 crimes registados em Berlim, o que representa um ligeiro aumento de 0,4% em relação ao ano anterior. O que é particularmente surpreendente é o aumento dos crimes com motivação política, que aumentou acentuadamente nos últimos anos. A publicação destas estatísticas pela Senadora do Interior de Berlim, Iris Spranger (SPD), e pela Chefe da Polícia, Barbara Slowik Meisel, sublinha os desafios que as autoridades de segurança enfrentam.
Neste contexto, o aumento das lesões físicas e dos ataques violentos por parte de grupos de jovens também é preocupante. Berlim tem registado um número crescente de roubos e outros crimes violentos nos últimos meses, razão pela qual a resposta da polícia e do poder judicial em casos como o actual ataque a um jovem de 22 anos é particularmente urgente.
A actualidade destes temas deixa claro que tanto os cidadãos como as autoridades são obrigados a enfrentar cada vez mais os desafios da segurança no centro da cidade. Podem ser necessárias novas abordagens de prevenção e intervenção para controlar a criminalidade e garantir a segurança dos residentes de Berlim.
Mais informações sobre o incidente e a investigação em andamento estão incluídas nos relatórios Berlim.de e Dia 24 encontrar.
Para uma visão abrangente da situação geral de segurança na capital e dos dados estatísticos relevantes, recomendamos dar uma olhada na análise rbb24.