Apartamentos em Berlim: Tribunal para de uso indevido!
O escritório distrital Mitte luta contra o uso indevido de espaço de estar. Apartamentos em Wilhelmstraße proíbe um novo julgamento.

Apartamentos em Berlim: Tribunal para de uso indevido!
Em um julgamento significativo, o Tribunal Administrativo de Berlim decidiu que o uso de apartamentos em Wilhelmstrasse como apartamentos de férias é inadmissível. Esse julgamento, que foi derrubado como parte do procedimento com o número do arquivo VG 6 L 65/25, refere -se a um caso em que o proprietário queria confiar na existência ou na proteção legal. No entanto, esse raciocínio foi rejeitado. O julgamento é baseado em uma decisão do Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandenburg de 28 de setembro de 2023, que considerou o uso do espaço como apartamentos de férias e, portanto, também é de importância de longo alcance para a proibição de uso indevido. Berlin.De]
A prefeita do distrito Stefanie Remlinger ficou encantada em um comunicado à imprensa em 30 de setembro de 2025, que ela descreveu como encorajador. O objetivo é claro: combater os apartamentos de férias em um espaço de estar aprovado e criar mais espaço para uma vida permanente em Berlim. No entanto, a decisão ainda não foi final, o que significa que ela pode ser desafiada na próxima instância.
Retorno de apartamentos de férias
O Tribunal Administrativo Superior decidiu no início de 2024 que os apartamentos de férias operavam antes que a lei de uso indevido entrasse em vigor. Em Berlim, cerca de 1.100 apartamentos de férias são afetados, o que pode ser atribuído ao mercado imobiliário regular. Destes, cerca de 300 apartamentos já foram devolvidos aos distritos de Mitte e Tempelhof-Schöneberg [rbb24.de].
Quase 5.300 apartamentos foram relatados na capital desde 2016. Além disso, as autoridades iniciaram mais de 13.500 procedimentos para uso não autorizado de apartamentos de férias durante esses anos. De fato, mais de 8.100 desses apartamentos foram novamente levados ao mercado imobiliário sob pressão dos escritórios. Os distritos de Friedrichshain-Kreuzberg são particularmente ativos, onde mais de 2.000 apartamentos foram atribuídos.
Disposições da proibição de uso indevido
A proibição de uso indevido estipula que o Vermiter precisa de aprovação para o aluguel de férias de seu apartamento principal, o que geralmente é eficaz apenas durante sua ausência. Além disso, o aluguel de um apartamento secundário é limitado a um máximo de 90 dias por ano, a menos que haja uma aprovação correspondente. Se você deseja alugar mais de 49 % do apartamento, também precisa de aprovação. Caso contrário, o apartamento deve ser registrado, o que é obrigatório desde uma mudança na lei em 2018. Até agora, cerca de 5.000 números de registro foram concedidos pelo aluguel de apartamentos de férias [[Berlin.De/sen, https: //wwww.berlin.den/sen/wahnen/ Lawliche/-zweckcecks.
No total, os escritórios distritais impuseram multas de cerca de 11 milhões de euros devido a violações do uso indevido da lei de reforma desde 2016, com cerca de 4,2 milhões de euros realmente coletados. Em vista da situação tensa do mercado imobiliário, o retorno dos apartamentos de férias e a conformidade com as disposições legais são de importância central, a fim de combater a falta de moradia em Berlim.