Fairtrade em Berlim: Novo Guia para Descobertas Sustentáveis!
Mitte Berlin promove o Fairtrade com um novo guia de bolso. Descubra lugares e ações sustentáveis para um prazer justo.

Fairtrade em Berlim: Novo Guia para Descobertas Sustentáveis!
Em 6 de outubro de 2025, o distrito de Mitte celebra um passo adicional em direção ao consumo sustentável e justo. O prefeito distrital Stefanie Remlinger apresentou recentemente o novo "Berlin Pocket Guide", que faz parte da iniciativa de destacar o distrito como um distrito de Fairtrade. Este guia foi publicado pela Fair Trade Action Alliance e pretende apontar turistas e berlinenses para oito lugares que dependem da sustentabilidade e do comércio justo, incluindo cafés, restaurantes e lojas criativas.
A publicação dos guias enfatiza a importância do consumo justo em Berlim. "Com este guia, queremos não apenas apoiar ofertas locais, mas também aumentar a conscientização sobre produtos justos", diz Remlinger. Exemplos de lugares apresentados são o café do bairro, passeios descoloniais da cidade e provedores de moda sustentável como Platte.berlin, que mostram com cooperação criativa como o consumo sustentável pode ser diversificado.
Sustentabilidade e prazer justo
A iniciativa visa promover a experiência de Berlim longe do caminho turístico. Os visitantes podem coletar selos com um passe justo em várias estações e receber uma pequena surpresa de quatro adesivos coletados. Ações e campanhas que ocorrem em Berlim não apenas apóiam o comércio justo, mas também testemunham a crescente sensibilidade às necessidades dos produtores nas cadeias de suprimentos globais.
Outro elemento notável da iniciativa é o "Play Fair!" Campanha, que chama a atenção para o comércio justo como parte do euro. Sob a hashtag #berlinpieltfair, várias iniciativas locais agrupam suas ações para apresentar a variedade de têxteis justos e sua detecção. Essas ações garantem que mais e mais berlinenses e turistas desenvolvam consciência de produtos justos.
Fair negociou comida nas escolas
Na vida cotidiana, a crescente disseminação de produtos de comércio justo também é evidente nas escolas de Berlim. Cerca de 165.000 almoços foram fornecidos nas escolas primárias da cidade todos os dias, desde 2021 apenas arroz, bananas e abacaxi. Além disso, as negociações justas são usadas em mais de 5.000 escolas primárias.
O café Berlin Bohne City, que está disponível desde 2006 e consiste em 100% de feijões arábicos do cultivo orgânico, também simboliza o compromisso da cidade com o comércio justo. O Escritório Estadual de Cooperação para o Desenvolvimento contribuiu para promover este projeto e mostra que a idéia de "pensar globalmente - atuando localmente" também pode ser experimentada no comércio de catering.
A campanha das cidades da Fairtrade, organizada pela Transfair E.V., mobiliza atores do comércio, política e sociedade civil, a fim de atrair cidades na Alemanha e em todo o mundo para o comércio justo. Para obter o título Cidade da Fairtrade, os critérios rigorosos devem ser atendidos para garantir que os produtos justos estejam presentes e possam ser usados em público.
No entanto, o uso de produtos de comércio justo em grandes catering continua sendo um desafio. De acordo com a pesquisa sobre o uso de produtos de comércio justo nas cantinas de Berlim, a proporção desses produtos é atualmente relativamente baixa. Os obstáculos centrais, como locação rígida e situações de premiação, bem como uma oferta inadequada para grandes compradores dificultam a disponibilidade de novos produtos justos.
No entanto, a nova iniciativa e o guia de bolso oferecem esperança e maneiras de superar as barreiras para consumo justo e aumentar ainda mais o acesso a produtos sustentáveis e justos em Berlim. Para os interessados, o Pocket Guide agora pode estar disponível em 150 hotéis de Berlim e também pode ser encomendado como download e em forma impressa.