Globos do céu exclusivos retornam a Spandau - a exposição aberta!
Em 7 de outubro de 2025, a Cidadela de Spandau abre a exposição "Pergunta Objetos - Encontre respostas" com a restituição de Himmelsgloben.

Globos do céu exclusivos retornam a Spandau - a exposição aberta!
No dia 7 de outubro de 2025, pelas 16h00, é inaugurada na Casa do Comandante da Cidadela de Spandau a exposição “Questionar Objectos – Encontrar Respostas”. Esta mostra é o resultado de uma extensa pesquisa de proveniência realizada pelo Museu de História da Cidade de Spandau, que examina a origem e a história dos objetos do museu. Um destaque da inauguração é a restituição de dois globos celestes do século XVII à Igreja de São Nicolau em Spandau. A pesquisadora de proveniência Friederike Klose investigou a origem desses globos. A transferência é realizada pelo Dr. Ralf Hartmann, chefe do departamento cultural, para Sabine Müller, diretora do Spandovia Sacra - Museu de São Nicolau.
A partir de hoje, o Sky Globes estará acessível ao público como parte da exposição até 12 de abril de 2026. Outros tópicos da exposição iluminam objetos do orçamento de Ernst Hammler, que foram vendidos durante o período socialista nacional, bem como a pesquisa de proveniência do "Adler of the Adler Pharmacy", que é decorado com uma Crown Negra. A exposição ilustra que novas perguntas podem alterar a classificação de objetos de forma sustentável.
Pesquisa de proveniência: um insight mais profundo
A pesquisa de proveniência se estabeleceu como um aspecto central para lidar com artes e ativos culturais nos últimos anos. Ela revela propriedades adquiridas ilícitas, que foram perdidas por expropriações durante a era nazista ou a subsequente ocupação socialista. Com seu trabalho de pesquisa sobre objetos confiscados durante a perseguição nacional -socialista, a Biblioteca Nacional Alemã, em particular, mostra a importância de um teste de proveniência em profundidade.
Esta pesquisa não se limita apenas ao arte. Obras literárias também estão em foco, como a exlibris de Emil e Jenny Baerwald, que identifica um livro de sua antiga biblioteca privada no livro e museu de redação alemães. Foi adquirido em 1956 através da Deutsche Buchexport GmbH em um leilão em Berlim Ocidental, acreditava -se que o livro foi confiscado após a emigração do casal.
Retornos e restauração
O retorno dos ativos culturais que foram retirados durante a era nazista ou na RDA agora é um tópico importante. No passado recente, a Biblioteca Nacional Alemã identificou vários trabalhos que podem ser designados para os ativos de Gottfried Bermann Fischer e Valentin Victor Rosenfeld. Estes foram restituídos apenas para os herdeiros em 2023 e 2021. A pesquisa sistemática de proveniência é crucial para entender os caminhos e destinos dos ativos culturais e produzir justiça.
A exposição em Spandau, que começa em 7 de outubro, não apenas mostra exemplos concretos de tais retornos, mas também a importância da contextualização dos objetos para as gerações atuais e futuras. A localização do evento, a Cidadela de Spandau, é um local de local histórico e contribui para a atmosfera em que a história se torna viva e estimula as discussões.
Os visitantes são convidados a refletir sobre as perguntas que levantam os objetos e as histórias complicadas que contam. Um feedback sobre a exposição pode ser direcionado a Melanie Alperstaedt em alperstaedt@zitadelle-berlin.de. Para mais informações, entre em contato com o número de telefone (030) 354944 - 400.