A mariposa processionária do carvalho assola Spandau: evite o parque e tenha cuidado!
Uma forte infestação de mariposas processionárias do carvalho foi descoberta em Spandau em 24 de outubro de 2025. Evite as áreas afetadas!

A mariposa processionária do carvalho assola Spandau: evite o parque e tenha cuidado!
Uma forte infestação da mariposa processionária do carvalho (EPS) foi encontrada em Berlim-Spandau. O Parque Wilhelm-von-Siemens, bem como escolas vizinhas, creches, ruas e áreas privadas são particularmente afetados. A mariposa processionária do carvalho encontra-se atualmente na “fase de procissão” e começou a formar ninhos nos troncos e ramos das árvores. O perigo desta praga vem principalmente de suas lagartas, que podem causar reações alérgicas. Essas lagartas se movem em procissões características em busca de alimento e podem ser reconhecidas por seus ninhos de teias peludas, que muitas vezes lembram algodão doce. A partir do terceiro estágio larval, apresentam pelos finos que contêm a toxina da urtiga taumetopoeína e podem causar problemas de saúde ao contato, incluindo reações cutâneas com coceira, irritação respiratória e, em casos graves, até choques alérgicos, como umweltbundesamt.de informa.
Tendo em conta a situação, o escritório distrital de Spandau aconselha urgentemente as pessoas a evitarem o Parque Wilhelm-von-Siemens. Para evitar possíveis reações dos pêlos ardentes, foram instaladas placas informativas no parque e contratadas empresas profissionais para a retirada da fiandeira. No entanto, deve-se notar que o controle total do parque é impossível. O gabinete distrital só é responsável pelas árvores nas áreas públicas, razão pela qual não são exigidos relatórios sobre áreas privadas.
Recomendações e medidas de proteção
O escritório distrital fez várias recomendações para proteger os residentes:
- Keine Raupen und Nester berühren.
- Leinenpflicht in Grünanlagen beachten, um die Übertragung der Haare zu vermeiden.
- Kleidung nach dem Parkbesuch gründlich reinigen.
- Anlieger sollten Fenster und Türen geschlossen halten.
A situação está a ser monitorizada em estreita cooperação com outros distritos, em particular Charlottenburg-Wilmersdorf. Está a ser desenvolvido um “plano de crise EPS” para desenvolver um plano diretor abrangente para conter a mariposa processionária do carvalho. Informações mais abrangentes sobre o combate à mariposa processionária do carvalho podem ser encontradas nos sites do Departamento de Ciência, Saúde e Cuidados do Senado e do Escritório de Proteção de Plantas de Berlim.
As medidas de controle são importantes não só para proteger as árvores, mas também para minimizar os riscos à saúde da população. Portanto, são recomendados controladores de pragas profissionais que possam remover profissionalmente as lagartas ou seus ninhos. Se a infestação for fraca e houver pouco uso humano, o uso de inseticidas não é recomendado enviro-schaedlingsbekaempfung.de.