Início da construção do novo local de transporte aéreo: os cidadãos podem ajudar a moldá-lo!
Tempelhof-Schöneberg está planejando redesenhar a Airlift Square para um desenvolvimento urbano sustentável. A construção começa no final de 2025.

Início da construção do novo local de transporte aéreo: os cidadãos podem ajudar a moldá-lo!
A Grün Berlin assumiu a tarefa de redesenhar a Praça do Transporte Aéreo em Berlim. Conforme relata berlin.de, o início da construção das primeiras medidas está previsto para este ano. O projeto inclui diferentes subáreas que ficam a oeste de Tempelhofer Damm e afetam em particular a futura praça, a praça distrital, Manfred-von-Richthofen-Straße e o Kaiserkorso.
Nos últimos anos, os cidadãos tiveram a oportunidade de participar ativamente no planeamento. As suas ideias e sugestões deverão ser incorporadas na implementação das medidas planeadas. Um evento informativo para residentes e empresas proporcionará a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as fases de processo, implementação e construção. Os comerciantes também podem receber informações sobre oportunidades de financiamento para amortecer possíveis perdas de rendimento.
Sustentabilidade e desenvolvimento urbano
A localização da ponte aérea não só tem uma importância central no tráfego, mas também carrega um fardo histórico. A praça é conhecida como monumento-jardim e será redesenhada nos próximos anos para acomodar a cidade em crescimento. De acordo com gruen-berlin.de, o objetivo é criar um espaço aberto sustentável que servirá de modelo para os residentes e todos os berlinenses.
O foco da transformação está na promoção da sustentabilidade, da adaptabilidade climática e da mobilidade amiga do ambiente. Conceitos de design inovadores visam atender às necessidades das pessoas em termos de bairros habitáveis. Isto está em linha com os objetivos de desenvolvimento urbano, que visam criar assentamentos vivos e habitáveis, como o Umweltbundesamt enfatiza.
Aspectos importantes do desenvolvimento urbano
O desenvolvimento urbano abrange diversas áreas de responsabilidade, incluindo o planeamento do uso do solo para habitação, empresas e as infra-estruturas necessárias. Projetos importantes, como o redesenho da Praça do Transporte Aéreo, mostram como os requisitos sociais, económicos e ambientais podem ser conciliados. O código de construção prescreve o desenvolvimento urbano sustentável que visa garantir condições de vida e de trabalho saudáveis, manter empregos e promover uma mobilidade amiga do ambiente.
Os desafios para o desenho de espaços urbanos são diversos. Dizem respeito à elevada densidade estrutural, à qualidade ambiental e de vida, bem como à consideração das necessidades sociais e culturais. Iniciativas de apoio, como a Agenda 21 Local, defendem o desenvolvimento sustentável em nível local e recebem apoio do governo federal.
Globalmente, a remodelação da praça Luftbrücke oferece uma oportunidade promissora para orientar o desenvolvimento urbano de Berlim numa direcção sustentável e para estabelecer conceitos inovadores e ecológicos na infra-estrutura urbana.