160.000 euros para o memorial Sachsenhausen: Sturm deixa danos graves
Brandenburg apoia o Memorial de Sachsenhausen após danos causados pela tempestade com 160.000 euros para renovação e proteção de monumentos.

160.000 euros para o memorial Sachsenhausen: Sturm deixa danos graves
O memorial de Sachsenhausen sofreu graves danos de uma tempestade que se mudou pela região em 26 de junho de 2025. Em particular, a antiga lavanderia de prisioneiros foi massivamente danificada quando a pele do telhado de papelão foi completamente demolida. A chuva pesada deixou a água penetrar no edifício listado, o que levou a danos consideráveis ao cobertor do salão, projetado em 1961 a partir de elementos triangulares. Essas circunstâncias tornam o uso do edifício problemático como um salão de eventos e para exposições de oficina.
Além disso, o memorial deve lidar com pequenos danos a uma torre de vigia. As árvores de pousio e numerosos ramos reforçam o problema. Um grande painel de uma exposição ao ar livre que lembra o 80º aniversário da libertação foi soprada. Felizmente, as exponentes originais da exposição de oficina no hall de entrada permaneceram sem danos e podem ser armazenadas com segurança em um depósito. Na época da tempestade, não havia visitantes do memorial, o que reduziu as possíveis consequências do evento.
Apoio financeiro para recuperação
Estes danos levaram o governo do estado a disponibilizar cerca de 160 mil euros para reparar os danos causados pela tempestade. A Ministra da Cultura, Manja Schüle (SPD), entregará oficialmente o financiamento na quarta-feira em Oranienburg. Os danos totais foram até agora estimados em pelo menos 100.000 euros, embora neste momento não seja possível quantificar um montante mais preciso.
Os fundos fazem parte de um programa mais amplo no qual o Ministério da Cultura disponibiliza este ano um total de cerca de 1,87 milhões de euros para proteger monumentos ameaçados. Este dinheiro será utilizado para apoiar cerca de 40 projetos urgentes em toda a Alemanha. O Memorial de Sachsenhausen é apenas um dos muitos objetos que poderiam beneficiar do Programa Especial de Proteção de Monumentos XIII, cujas candidaturas já não são aceites.
Perspectiva para o futuro
O memorial também tem planos ambiciosos para o futuro. Um novo centro de visitantes será construído até 2030, cujos custos serão divididos entre os governos estadual e federal. No início de agosto foram apresentados projetos selecionados de arquitetos que apresentaram o projeto do novo centro. Estas medidas de investimento visam proteger e preservar o património cultural e o local memorial a longo prazo.
Grandes áreas do memorial estão atualmente fechadas à visitação devido aos danos. O baixo número de visitantes no dia seguinte à tempestade foi ainda mais impactado pelas obras e interrupções no tráfego do S-Bahn. Os responsáveis estão fazendo tudo o que podem para garantir que o local do memorial estará novamente totalmente acessível em breve, a fim de manter viva a importante história para as gerações futuras.
Mais informações sobre o apoio de monumentos estão disponíveis no site do Ministério da Cultura, onde mais detalhes sobre prazos de inscrição e programas de financiamento podem ser fornecidos aqui.
Para obter mais informações sobre os desenvolvimentos atuais no memorial de Sachsenhausen, visite também a página de Saxônia e rbb24.