Pressão radicular em Berlim: as árvores são preservadas graças a um projeto de cidade inteligente!
Friedrichshain-Kreuzberg melhora a proteção das árvores: Medidas inovadoras de remoção de vedação protegem as árvores na Ruhlsdorfer Straße.

Pressão radicular em Berlim: as árvores são preservadas graças a um projeto de cidade inteligente!
A cidade de Berlim depende de soluções inovadoras para melhorar o clima da cidade e preservar a sua população arbórea. A Ruhlsdorfer Straße em Friedrichshain-Kreuzberg é usada como um excelente exemplo. De acordo com um comunicado de imprensa de berlin.de, foram tomadas aqui no ano passado medidas para fortalecer a substância das árvores, o que permitiu preservar 18 árvores em vez de derrubá-las devido a problemas de raízes.
Os desafios colocados pelo crescimento radicular nas áreas urbanas incluem calçadas irregulares, ciclovias danificadas e meios-fios instáveis. Os cálculos mostraram que o espaço para as árvores aumentou significativamente com o aumento do tamanho dos discos das árvores e a criação de áreas não seladas. Estas medidas não só ajudam a aliviar a carga sobre o sistema de esgotos, mas também promovem a infiltração das águas pluviais.
Apoio profissional e pesquisa
O projecto é apoiado por especialistas em árvores e pela Universidade Técnica de Berlim, que estão a trabalhar em conjunto num conceito de desenvolvimento urbano sensível à água. Os resultados iniciais dos chamados “testes de tração” para verificar a estabilidade das árvores após a abertura mostram que todas as árvores na Ruhlsdorfer Straße estão estáveis. As dúvidas sobre a destruição do sistema radicular estático durante as obras foram dissipadas. Medidas de proteção e planejamento profissional contribuíram para manter a saúde e a estabilidade das árvores.
A fim de investigar melhor a eficácia da medida de abertura, estão planejadas medições permanentes da umidade do solo na Ruhlsdorfer Straße. O objetivo destas medições é obter informações sobre os benefícios para as árvores e o microclima nas ruas.
Técnicas modernas para regar árvores
Outro exemplo da utilização de tecnologias modernas é o projeto piloto em Bochum, onde sensores de humidade do solo foram instalados em vários tipos de árvores desde maio de 2022. Estes sensores, que funcionam como parte de um projeto de cidade inteligente, permitem determinar digitalmente as necessidades de água das árvores jovens e decíduas. Esta irrigação direcionada é particularmente importante durante os períodos quentes, a fim de neutralizar os períodos de seca persistentes, conforme relatado em bochum-journal.de.
A monitorização baseada em sensores foi integrada na monitorização climática municipal e também se refere a uma grande variedade de espécies de árvores, cuja resiliência está a ser examinada. Estudos dendrocronológicos mostram que espécies de árvores como a falsa acácia recuperam rapidamente do stress hídrico, enquanto outras, como o sicómoro, são menos resilientes.
A investigação mostra que as árvores urbanas em locais fortemente vedados sofrem com a escassez de água, enquanto as árvores que crescem em locais menos vedados sofrem significativamente menos com as alterações climáticas. Estes resultados são cruciais para o futuro planeamento e manutenção das árvores urbanas e para a sua capacidade de adaptação ao aumento do calor e da seca.