Água para todos: Berlim bebendo fontes brotos no casamento!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No Dia Internacional da Água, o artigo em Berlim ilumina medidas para abastecimento de água potável e sustentabilidade.

Am Internationalen Tag des Wassers beleuchtet der Artikel Berlins Maßnahmen zur Trinkwasserversorgung und Nachhaltigkeit.
No Dia Internacional da Água, o artigo em Berlim ilumina medidas para abastecimento de água potável e sustentabilidade.

Água para todos: Berlim bebendo fontes brotos no casamento!

O Dia Internacional da Água ocorreu em 22 de março, que foi proclamado pelas Nações Unidas desde 1993. Este ano, o foco estava na manutenção da geleira no contexto das mudanças climáticas e da sustentabilidade. De acordo com weddingweiser são 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo sem acesso à água potável, enquanto apenas 2,5 % da água na terra é doce. Esses desafios globais também são visíveis na Alemanha, onde eventos climáticos extremos, como calor, inundações e períodos secos aumentam.

Em Berlim, o suprimento de água é amplamente garantido pelas águas subterrâneas, com dois terços do filtrado do banco. A qualidade da água é monitorada em mais de 2.500 pontos de medição. Nos distritos do casamento e Gesundbrunnen, existem 152 fontes públicas que oferecem água potável gratuita entre abril e outubro. Além disso, mais de 4.500 dispensadores de água são operados em Berlim.

a iniciativa Blue Community

Berlim faz parte da comunidade azul desde 2018, que está comprometida em lidar com a água cuidadosa e vê o acesso à água potável como um direito humano. Esta iniciativa promove a instalação de fontes públicas de bebida. Atualmente, existem mais de 180 fontes de bebida instaladas na cidade, muitas das quais fornecem à população no verão com água bem cheia. O planejamento, construção e operação desses poços são responsáveis ​​pelas empresas de água de Berlim (BWB), que também monitoram continuamente a qualidade da água. Uma visão geral dos locais desta fonte está disponível em seu site.

Outro aspecto da iniciativa é esclarecer os efeitos positivos de que beber água livre no meio ambiente. Toda a compra evitável de uma garrafa de plástico economiza recursos e energia que ocorre durante a produção, transporte e descarte.

Os desafios do abastecimento de água

A preocupação com o suprimento de água na Alemanha aumentou, especialmente após o ano seco de 2018. Este ano, um teste de estresse para os fornecedores de água foi um teste de estresse, uma vez que o calor e a seca aumentaram a demanda e os valores recordes para o consumo de água ocorreram às vezes. Representantes de 20 fornecedores de água discutiram as consequências e reconheceram a necessidade de ação para garantir a qualidade do atendimento, como é explicado em A discussão sobre a prioridade do suprimento de água potável antes que outros usos de água ganhassem urgência. A mudança climática significa que eventos climáticos extremos e vários anos secos consecutivos devem ser vistos como cenários realistas. Portanto, os fornecedores de água precisam de regulamentos claros para provisão de emergência e precisam verificar seus sistemas em busca de resiliência para também aumentar os desafios futuros.

Para chamar a atenção para a urgência do tópico, os eventos e as visitas guiadas ao longo do Panke estão planejadas em 22 de março de 2025, destinadas a enriquecer o público por meio de recursos hídricos e seu uso sustentável. O acesso à água continua sendo um dos tópicos mais prementes do nosso tempo que afeta todas as cidades e municípios.