Reforma do rádio: cooperação e redução para uma forte dupla de mídia

Reforma do rádio: cooperação e redução para uma forte dupla de mídia

O Vaunet olha para uma reviravolta epochal no sistema de transmissão alemã! Finalmente, as décadas de discussões sobre o tratado estatal de reforma levaram frutos. A redução decisiva de cursos- estruturais em programas de TV e rádio, bem como uma cooperação esperada entre direito público e provedores privados agora está em cima da mesa!

Uma chamada clara de cooperação! Nesta mudança de paradigma, a importância de condições competitivas justas no sistema duplo é muito importante. Claus Grewenig, uma das vozes centrais de Vaunet, agradece aos países que finalmente abordam as questões estruturais. "O sucesso da reforma dependerá significativamente da seriedade das instituições", disse Grewenig. Cada passo tem que sentar agora, porque não queremos pequenas reformas, mas um grande progresso!

Uma nova era de cooperação

Com o novo requisito de cooperação, é necessária uma estreita cooperação entre os provedores de mídia. Será crucial que a lei pública e os canais privados se aproximem, especialmente em áreas como a infraestrutura técnica e o licenciamento. Grewenig enfatiza: "Para garantir a diversidade e a credibilidade, as cooperações são essenciais. Todos nós temos que trabalhar juntos para oferecer a desinformação previamente!"

Uma inovação notável também é o foco anteriormente ausente no controle de custos nos direitos esportivos. Pela primeira vez, o contrato estadual está pedindo medidas que incentivem a transmissão de serviços públicos a se concentrar mais nos esportes populares e questionar a exclusividade. "Gostaríamos de mais coragem", explica Grewenig, "além do mero status quo comida!"

Mas também existem lados escuros! Vaunet lamenta que os países não tenham determinado diretrizes mais claras para as atividades comerciais. Ainda existe um risco de que as subsidiárias subam a editores comerciais independentes e a proibir proibições de publicidade. Deve ser melhorado aqui!

Modelos de financiamento do futuro - um tópico explosivo!

A discussão sobre o futuro modelo de financiamento das instituições permanece emocionante. Grewenig deixa claro: "O financiamento deve seguir a ordem!" Reduções graves são necessárias para combater adequadamente os desafios no mercado de mídia. Uma mera adaptação das contribuições não será suficiente para manter o debate de legitimação urgentemente necessário.

O contrato de Estado da Reforma não é apenas um passo adicional no longo caminho da evolução da mídia, mas também pode ter o potencial de alterar fundamentalmente o cenário da mídia alemã. Todos os olhos agora estão focados na implementação, porque o tempo de mudanças é agora!

Berlim espera grandes mudanças, mas apenas o tempo mostrará se as reformas realmente trazem o que prometem!

Kommentare (0)