Parentes atenciosos: Os heróis invisíveis do mundo dos cuidados de Berlim!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 6 de outubro de 2025, Berlim homenageará o trabalho de parentes atenciosos que fortalecem o sistema de cuidados com eventos.

Am 6. Oktober 2025 würdigt Berlin mit Veranstaltungen die Arbeit pflegender Angehöriger, die das Pflegesystem stärken.
No dia 6 de outubro de 2025, Berlim homenageará o trabalho de parentes atenciosos que fortalecem o sistema de cuidados com eventos.

Parentes atenciosos: Os heróis invisíveis do mundo dos cuidados de Berlim!

O dia 6 de outubro marcou o Dia Europeu dos Cuidadores Familiares, que foi lançado em 2020 para homenagear o valioso trabalho destes ajudantes muitas vezes silenciosos. Na Alemanha, estima-se que 280 mil pessoas cuidam de parentes, amigos ou vizinhos. Mais de 80 por cento dos cuidados na Europa são prestados por familiares cuidadores, uma proporção considerável que também é de extrema importância para o sistema de cuidados alemão. Ina Czyborra, Senadora da Ciência, Saúde e Cuidados, destaca o papel central destas pessoas, que muitas vezes representam a “espinha dorsal dos sistemas de cuidados europeus”, como também afirma a organização Eurocarers.

Uma análise dos números mostra que quatro em cada cinco pessoas que necessitam de cuidados na Alemanha são atendidas em casa. Os eventos do Dia Europeu dos Parentes Cuidadores incluíram, entre outras coisas, uma celebração em frente ao Portão de Brandemburgo, um comício sob o lema “O cuidado precisa de apoio” com música ao vivo e o 1º Fórum de Cuidados Domiciliários de Berlim em Lichtenberg. Este último abordou os desafios enfrentados pelas pessoas que cuidam de familiares fora de Berlim.

Importância e desafios dos cuidados informais

Os cuidados informais têm uma enorme importância económica e social na Alemanha. Para muitos é uma forma de solidariedade e coesão familiar. A associação “We Care” sugere a criação de um orçamento fixo para cuidados, a fim de reduzir os encargos financeiros causados ​​pelos elevados custos de cuidados. Estas iniciativas são particularmente importantes porque a Alemanha é um dos países que envelhece mais rapidamente na Europa e depende fortemente de cuidados não remunerados.

As propostas da Eurocarers incluem, entre outras coisas, o reconhecimento oficial dos cuidadores e uma definição clara dos seus direitos. No futuro, os familiares cuidadores também deverão ser incluídos nos processos de tomada de decisão, a fim de melhor ter em conta as suas necessidades e desafios. Enfatiza também a necessidade de fornecer mais recursos e formação para reduzir os encargos.

Medidas para aliviar o fardo dos familiares cuidadores

Para aliviar a dupla carga das tarefas profissionais e de enfermagem, é necessária flexibilidade na legislação laboral. Estas incluem, entre outras coisas, licença remunerada para cuidadores, horários de trabalho flexíveis e opções de tempo parcial. Nos casos em que não existam creches, o direito deverá aplicar-se alternativamente aos serviços de ambulatório ou de utilização independente.

Estão disponíveis vários recursos para obter mais informações sobre pontos de contacto e voluntariado nos cuidados, incluindo websites como os do Centro Alemão para Questões do Envelhecimento, bem como iniciativas públicas. A importância dos prestadores de cuidados não pode ser negligenciada e são urgentemente necessárias reformas sustentáveis ​​para cumprir esta importante tarefa social.

No geral, é extremamente importante reconhecer os desafios que os cuidadores familiares enfrentam e desenvolver soluções. Esta é a única forma de garantir o reconhecimento social e o apoio ao seu valioso trabalho.