Nova área residencial em Charlottenburg: a participação dos cidadãos começa agora!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Participação pública no plano de desenvolvimento em Charlottenburg-Wilmersdorf: 160 novos apartamentos e instalações recreativas até 1º de agosto de 2025.

Öffentlichkeitsbeteiligung zum Bebauungsplan in Charlottenburg-Wilmersdorf: 160 neue Wohnungen und Spielmöglichkeiten bis 1. August 2025.
Participação pública no plano de desenvolvimento em Charlottenburg-Wilmersdorf: 160 novos apartamentos e instalações recreativas até 1º de agosto de 2025.

Nova área residencial em Charlottenburg: a participação dos cidadãos começa agora!

Hoje, dia 22 de outubro de 2025, foi dado um passo significativo no ordenamento do território do distrito de Charlottenburg-Wilmersdorf, em Berlim. O público é convidado a participar ativamente no plano de desenvolvimento relacionado ao projeto 4-71 VE. A fase de participação decorre de 30 de junho de 2025 a 1 de agosto de 2025. O objetivo desta medida é criar os requisitos legais para a criação de uma nova área residencial numa área entre Wiesbadener Straße, Franz-Cornelsen-Weg, Helgolandstraße e a colónia de jardins em loteamento “Wiesbaden”.

O plano de desenvolvimento previsto prevê um total de cerca de 220 unidades residenciais e inclui dez edifícios de apartamentos, um parque de estacionamento subterrâneo e um pátio ajardinado com zonas de lazer. O que é particularmente digno de nota é que 30 por cento da área útil na segunda e terceira fases de construção será usada como espaço habitacional com aluguel e ocupação controlada. Além disso, será garantido um parque infantil público na Helgolandstraße, o que beneficiará a comunidade.

Participação pública e acesso à informação

O planejamento do uso do solo é regulamentado no Código de Construção (BauGB) e na Portaria de Uso de Edifícios (BauNVO), que criam uma base legal de planejamento uniforme para todos os estados federais. De acordo com a Secção 3, Parágrafo 1, do BauGB, o público e os responsáveis ​​pelos assuntos públicos devem ser envolvidos no processo de planeamento numa fase inicial, o que também acontece através de formatos de discussão pública. Também neste caso esta abordagem é implementada através da publicação na Internet e da troca de declarações. Os cidadãos interessados ​​podem consultar os documentos do projeto online e partilhar as suas opiniões. Esta informação está disponível em be.teile.diplanning.de disponível. Os documentos também podem ser visualizados no escritório distrital de Charlottenburg-Wilmersdorf, Hohenzollerndamm 174-177.

O horário de funcionamento do escritório distrital é de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h. e sexta-feira, das 9h às 13h. Além disso, os cidadãos também podem ligar para (030) 9029-15154 ou enviar e-mail para bebauungsplan@charlottenburg-wilmersdorf.de Contacte-nos para esclarecimentos.

Metas e implementação do planejamento do uso do solo

O procedimento de elaboração, alteração e complementação dos planos de construção está claramente regulamentado no Código da Construção. Neste quadro, os objectivos e propósitos gerais do planeamento devem ser apresentados de forma transparente. Os planos de desenvolvimento serão divulgados pelo período de um mês. Isso inclui a oportunidade do público fazer sugestões e críticas, que depois são registradas e avaliadas pela área responsável. As diversas opções de participação cidadã são essenciais para captar as necessidades dos residentes e incorporá-las no planeamento.

Todas as partes interessadas são, portanto, encorajadas a participar activamente na discussão pública, pois isto constitui um contributo crucial para moldar os planos no interesse da comunidade. O envolvimento dos cidadãos é uma componente central do planeamento do uso do solo e tem um impacto direto no desenvolvimento do futuro espaço habitacional.

Para mais informações sobre a participação pública no ordenamento do território, pode visitar a página Hamburg.de, onde são explicados detalhadamente procedimentos semelhantes e como envolvem o público. A compreensão e a participação dos cidadãos são cruciais para impulsionar o desenvolvimento positivo na cidade.

No geral, este edifício planeado permite a criação de espaços habitacionais urgentemente necessários e, ao mesmo tempo, oferece espaço para uma melhor qualidade de vida, garantindo espaços abertos e equipamentos sociais.