Lute pela Rua Silenciosa 10: Idosos se defendem do fechamento!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os idosos lutam pelo seu ponto de encontro em Pankow: futuro incerto, dia de ação às 16h. na Stille Straße 10.

Senioren kämpfen um ihre Begegnungsstätte in Pankow: Zukunft ungewiss, Aktionstag am 16 Uhr in der Stille Straße 10.
Os idosos lutam pelo seu ponto de encontro em Pankow: futuro incerto, dia de ação às 16h. na Stille Straße 10.

Lute pela Rua Silenciosa 10: Idosos se defendem do fechamento!

Em Berlim-Pankow, os idosos do local de encontro “Stille Straße 10” enfrentam um futuro incerto. Há 13 anos, no verão de 2012, ocuparam a villa durante 112 dias para salvar o seu clube de lazer. O acordo de utilização com a Volkssolidarität, que deixou de financiar a instalação até ao final de 2023, está atualmente a expirar. Uma prorrogação do contrato é improvável. Denuncie isso rbb24 e Espelho Diário.

Com a descontinuação do apoio do Volkssolidarität, os idosos passam a ter de compensar 15.000 euros para poderem continuar a operar o local de encontro. A associação de apoio Stille Straße 10 planeja continuar as operações de forma independente a partir de janeiro de 2026, apoiada por cidadãos e artistas comprometidos. Ingrid Pilz, uma das ex-ocupantes, sublinha a determinação da associação em continuar a gerir a instalação por conta própria.

Dia de ação para apoio

A associação de apoio convida-o para um dia de ação no próximo sábado, às 16h00. na Stille Straße 10. O objetivo é mobilizar apoio para o futuro do local de encontro. A aprovação do gabinete distrital e do conselho distrital é necessária para encontrar uma solução para a ameaça de encerramento. O vereador social Dominique Krössin (esquerda) está ativamente em campanha por uma solução.

Já existe um conceito para um local de encontro aberto e intercultural para idosos. Pretende-se com isso diversificar a oferta e promover a participação social, que também se torna cada vez mais importante no contexto das mudanças demográficas na sociedade alemã. A Fundação Bertelsmann lançou, portanto, várias iniciativas que tratam de políticas para idosos orientadas para o futuro e de conceitos sustentáveis ​​para a participação de cidadãos idosos. Os programas visam desenvolver redes e modalidades de vida inovadoras para os idosos, a fim de promover a independência e a inclusão social, tais como Fundação Bertelsmann informado.

A situação dos idosos em Pankow é um exemplo dos desafios que muitas pessoas idosas nos centros urbanos enfrentam: falta de recursos financeiros e acesso limitado aos serviços sociais. Isto torna ainda mais importante que iniciativas como a da Stille Straße 10 continuem a existir e encontrem apoio suficiente para continuar o seu importante trabalho.