Placa memorial homenageia os pioneiros da fotografia em Steglitz
Placa comemorativa do estúdio fotográfico ringl + pit em Berlin-Steglitz, fundado por Grete Stern e Ellen Rosenberg em 1929.

Placa memorial homenageia os pioneiros da fotografia em Steglitz
Em 7 de novembro de 2025, uma placa memorial foi colocada em Berlim-Steglitz para o lendário estúdio fotográfico ringl + pit, administrado pelas duas fotógrafas judias Grete Stern e Ellen Rosenberg (mais tarde Auerbach) entre 1929 e 1933. A placa foi iniciada pelo Departamento de Cultura e Coesão Social do Senado e faz parte do programa de financiamento Historical City Markings, que está sendo implementado com a ajuda da Royal Porcelain Manufactory Berlin. O principal patrocinador do projeto é a GASAG AG, que deu uma contribuição significativa para o financiamento do banco alimentar. A inauguração e o design do texto do painel foram organizados pelo Museu Ativo do Fascismo e da Resistência em Berlim.
Grete Stern e Ellen Rosenberg moldaram a arte fotográfica contemporânea com seu estúdio. O nome “ringl + pit” é derivado dos nomes de infância das duas mulheres e reflete a criatividade viva de seu trabalho. O seu estúdio foi considerado pioneiro da “Nova Visão” e conhecido pela sua abordagem experimental à fotografia publicitária e de retratos. Ambos os artistas tiveram que deixar a Alemanha em 1933, depois que os nacional-socialistas chegaram ao poder. Stern emigrou primeiro para Londres e depois para a Argentina em 1936, enquanto Auerbach viveu primeiro na Palestina e mais tarde tornou-se ativo em Nova York.
Influências Artísticas e Patrimônio
As fotografias criadas em estúdio não são significativas apenas pelas inovações técnicas, mas também pelo exame crítico da feminilidade tradicional e do papel da mulher na sociedade. Grete Stern focou em elementos gráficos, enquanto Ellen Auerbach muitas vezes trouxe perspectivas humorísticas e irônicas. Esta colaboração pode ser vista como uma importante contribuição para a fotografia moderna, que é geralmente dominada por artistas do sexo masculino. Além de inúmeras revistas, seu trabalho também foi publicado na revista de renome internacional Commercial Graphics.
A placa não só preservará a memória do estúdio, mas também faz parte de um compromisso cultural mais amplo de Berlim que reconhece a história dos artistas judeus na Alemanha durante a era nazista. A ascensão de Adolf Hitler e a fuga de Stern e Auerbach simbolizam a perda que a sociedade sofreu através da perseguição e expulsão de talentosas artistas femininas.
Exposições fotográficas adicionais
Paralelamente à placa memorial, a exposição "Flashes de Memória. Fotografia durante o Holocausto", que estará em exibição no Museu de Fotografia de Berlim-Charlottenburg a partir de 24 de março de 2024, lançará luz sobre outros aspectos da fotografia durante o período do Holocausto. Esta primeira apresentação na Alemanha mostra fotos e filmes de fotógrafos judeus e não judeus e seus familiares que documentam as circunstâncias dramáticas desta época. Aqui é mostrado como a fotografia serviu tanto como documentação quanto como ferramenta de manipulação.
Juntas, estas duas iniciativas culturais mostram como é importante recordar o trabalho de Stern e Auerbach, bem como as vítimas do regime nazi. O estúdio ringl + pit ficará assim permanentemente ancorado na história da fotografia alemã.