Memória em Tegel: Memórias da Revolta de 17 de junho de 1953
Memória em Tegel: Memórias da Revolta de 17 de junho de 1953
Em 17 de junho de 2025, ocorreu um evento memorial em Relinickendorf em homenagem às vítimas da revolta de 17 de junho de 1953 na RDA. O escritório do distrito e a Assembléia do Conselho Distrital comemoraram as vítimas deste importante levante popular à tarde com uma coroa de flores no memorial em Tegel. Entre os presentes também estavam representantes do Distrito de Oberhavel, incluindo o primeiro vice-Egmont Hamelow e o prefeito Dr. Hans-Günther Oberlack.A revolta popular há 72 anos foi uma reação à aplicação brutal do socialismo e às medidas opressivas do regime sed. Em várias cidades, os trabalhadores de aço de Hennigsdorf exigiram melhores condições de trabalho e a reunificação da Alemanha por eleições gratuitas. Em 17 de junho de 1953, isso levou a uma marcha de protesto através da Berliner Strasse em Tegel, onde há um memorial.
Significado da revolta
A prefeita do distrito Emine Demirbüken-Wegner fez um discurso durante a comemoração em que destacou a importância do levante popular. A revolta foi caracterizada por uma onda de greves e demonstrações, nas quais mais de um milhão de pessoas participaram de mais de 700 cidades da RDA. Os manifestantes pediram a renúncia do governo e a libertação de prisioneiros políticos, como [NDR] (https://www.ndr.de/geschichte/aufstand-des-1953-panzer- contraparolen-n-dr.As maiores manifestações ocorreram em Berlim Oriental, Merseburg e Halle (Saale), onde mais de 100.000 pessoas foram às ruas. A situação econômica na RDA era tensa na época, especialmente depois de aumentar os padrões de trabalho em 10,3 %, que foi percebida pela população como uma provocação. Essas medidas provocaram os primeiros empregos na RDA, que começou em 16 de junho de 1953 e resultou em um protesto em grande escala no dia seguinte.
supressão violenta
O levante foi brutalmente suprimido pelas tropas soviéticas e pela polícia da RDA, o que levou a pelo menos 55 mortes. Os poderes de ocupação soviéticos representavam o levante como um golpe fascista e chamou o estado de emergência em 17 de junho. Até 18 manifestantes foram baleados e mais de 15.000 pessoas foram presas nos dias seguintes. Wikipedia aponta que a liderança da GDR monitorou as medidas até 1989 e postou a revolta como um de seu maior trauma.
17 de junho foi comemorado na República Federal da Alemanha de 1954 a 1990 como o "Dia da Unidade Alemã". Ele continua sendo um importante dia de comemoração para lembrar a história da RDA e a coragem daqueles que se juntaram à liberdade e direitos humanos na época. O evento memorial de hoje em Reinickendorf não é apenas uma homenagem às vítimas, mas também um passo importante para lidar com esses eventos históricos.
Details | |
---|---|
Ort | Tegel, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)