Friedrichstrasse: A zona livre de carros está voltando para Berlim?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Berlin Mitte está planejando retornar à Friedrichstrasse, sem carros, de acordo com os desejos dos cidadãos. O plano diretor será apresentado no final de 2025.

Berlin Mitte plant die Rückkehr zur autofreien Friedrichstraße nach Bürgerwünschen. Der Masterplan wird Ende 2025 vorgestellt.
Berlin Mitte está planejando retornar à Friedrichstrasse, sem carros, de acordo com os desejos dos cidadãos. O plano diretor será apresentado no final de 2025.

Friedrichstrasse: A zona livre de carros está voltando para Berlim?

Em Berlim, há os últimos desenvolvimentos em relação à Friedrichstrasse, que foi testada como um trecho sem carros de 2020 a 2023. Alto Cidade em desenvolvimento O projeto foi tema de grande interesse público nessa época. Depois que a fase sem carros terminou abruptamente com a mudança de governo para a CDU, a estrada foi reaberta ao tráfego automóvel em julho de 2023.

No entanto, uma recente participação dos cidadãos mostra que a maioria dos berlinenses gostaria de ver um regresso à Friedrichstrasse sem carros. Numa participação online, 544 participantes fizeram 1.482 comentários. A sugestão de criação de uma zona pedonal foi o segundo pedido mais popular. Outras sugestões incluíram uma Spandauer Straße sem carros e melhorias na Leipziger Straße.

Participação cidadã e espaço para melhorias

A análise preliminar do status quo realizada pela consultoria Buro Happold destaca a importância da Friedrichstrasse como eixo de tráfego de pedestres. Entre 5.000 e 10.000 veículos circulam na Friedrichstrasse todos os dias, mas o foco principal deve ser a facilidade de uso dos pedestres. A análise de 2024 confirma que a parte central da Friedrichstrasse dificilmente é relevante para o tráfego automóvel. Isto ilustra as necessidades dos peões, que deveriam ser mais tidas em conta no planeamento orientado para o futuro.

Um dos aspectos centrais da participação dos cidadãos foi o apelo à aprovação do tráfego de entregas, ambulâncias e autocarros, bem como de lugares de estacionamento de curta duração. Os participantes também pedem mais vegetação, a desobstrução de áreas e a melhoria da infraestrutura cicloviária. Estas medidas foram consideradas importantes para a qualidade de vida no centro da cidade, onde o tráfego automóvel precisa de ser reavaliado em comparação com o tráfego a pé e de bicicleta.

Planos futuros para o centro de Berlim

No final deste ano, o Senado planeia apresentar um plano diretor abrangente para o centro de Berlim. Os resultados da participação dos cidadãos serão divulgados publicamente de 15 de dezembro de 2025 a 31 de janeiro de 2026, a fim de incluir as opiniões dos cidadãos sobre medidas futuras. Até ao final de 2025, deverão ser tomadas medidas concretas para priorizar e definir as medidas para o centro de Berlim.

Especialmente tendo em conta estes desenvolvimentos, é importante repensar o espaço público e torná-lo mais eficiente para peões e ciclistas. Isto também poderá ter um impacto positivo nas empresas locais, semelhante à introdução de produtos inovadores noutras indústrias, como a máquina de café expresso com caldeira dupla MOVE da Profitec, que é conhecida pela sua elevada eficiência e facilidade de utilização e explica como a tecnologia pode melhorar a qualidade de vida ( Profitec ).

A discussão sobre o espaço da Friedrichstrasse faz, portanto, parte de uma tendência mais ampla em Berlim à qual a cidade deve responder para continuar a criar um ambiente urbano moderno e habitável no futuro.