Franziska Schmidt assume a gestão das galerias em Tempelhof-Schöneberg!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Franziska Schmidt será a nova diretora das galerias em Tempelhof-Schöneberg a partir de outubro de 2025 e traz consigo 25 anos de experiência.

Franziska Schmidt wird ab Oktober 2025 neue Leiterin der Galerien in Tempelhof-Schöneberg und bringt 25 Jahre Erfahrung mit.
Franziska Schmidt será a nova diretora das galerias em Tempelhof-Schöneberg a partir de outubro de 2025 e traz consigo 25 anos de experiência.

Franziska Schmidt assume a gestão das galerias em Tempelhof-Schöneberg!

A partir de outubro de 2025, Franziska Schmidt assumirá a gestão das galerias municipais de Tempelhof-Schöneberg. Ela sucede a Barbara Esch Marowski e é responsável, entre outras coisas, pelas instalações “Haus am Kleistpark” e “Galerie im Tempelhof Museum”. Tobias Dollase, conselheiro distrital de cultura, já enfatizou que está convencido da expertise e experiência de Schmidt e espera novos impulsos para as galerias. O ambiente da galeria será, portanto, moldado pelo seu amplo conhecimento especializado.

Franziska Schmidt é uma experiente historiadora de arte e fotografia. Com mais de 25 anos de experiência no cenário artístico e expositivo, ela traz amplo conhecimento nas áreas de fotografia clássica moderna e contemporânea. Os seus cargos anteriores incluem a gestão do Museu de Fotografia de Braunschweig e a gestão do departamento de fotografia da casa de leilões Grisebach, em Berlim. Além de assessorar o arquivo de Gabriele Stötzer e o espólio de René Bertholo, ela também lecionou em universidades.

Diversas experiências e exposições

Schmidt já foi curadora de inúmeras exposições, incluindo a exposição “Poesie der Zeit” com obras do fotógrafo Michael Ruetz na Academia de Artes de Berlim em 2024. Em 2025, será também co-curadora da exposição “Flucht” para o Museu das Culturas Europeias, que apresenta fotografias de Frank Gaudlitz. Tais compromissos demonstram a sua capacidade de abordar questões históricas e contemporâneas na fotografia e apresentá-las em formatos atraentes.

O espectro da fotografia é agora mais amplo do que nunca; desde a sua invenção em 1839, refletiu não apenas aspectos estéticos, mas também sociais e sociais. A relação entre fotografia e pintura e os desafios das tecnologias digitais são temas que ganham cada vez mais importância. A inteligência artificial também impõe novas exigências ao processo fotográfico e amplia as possibilidades das artes visuais. Como deixa claro a discussão de Rosalind Krauss sobre “o fotográfico”, a fotografia é um meio dinâmico que está constantemente em diálogo com outras formas de arte.

Perspectivas futuras

Na sua nova função como chefe das galerias municipais, Franziska Schmidt garantirá que a diversidade e as dimensões históricas e estéticas da fotografia continuem a ser promovidas. O “Haus am Kleistpark” e o “Galerie im Tempelhof Museum” serão locais onde serão apresentadas abordagens inovadoras da fotografia e o seu papel na sociedade moderna. As visões e perspectivas abertas que os fotógrafos oferecem serão uma parte importante do seu trabalho curatorial.

Com a sua formação aprofundada, que começou com um mestrado em história da arte e estudos alemães na Martin Luther University Halle/Wittenberg, e o seu envolvimento em vários projetos e instituições artísticas, Schmidt está bem equipada para enriquecer o património cultural e as perspetivas artísticas em Tempelhof-Schöneberg.