Primeiro tratado entre Berlim e o Vaticano: data histórica!
Em 29 de setembro de 2025, Berlim assina um tratado internacional com o Vaticano sobre teologia católica na Universidade Humboldt.

Primeiro tratado entre Berlim e o Vaticano: data histórica!
O primeiro tratado estatal entre o estado de Berlim e a Santa Sé está prestes a ser assinado. Na segunda-feira, 29 de setembro de 2025, um acordo significativo será assinado às 9h30 no Pillar Hall da Prefeitura Vermelha de Berlim. O prefeito de Berlim, Kai Wegner, e o núncio apostólico, S.E. Monsenhor Dr. Nikola Eterović estará presente. Esta assinatura é um passo importante na cooperação no campo da teologia católica.
O contrato regula a cooperação entre o Estado e o Instituto de Teologia Católica da Universidade Humboldt de Berlim, que existe desde 2019. Em particular, são tratados aspectos como a oferta de cursos, a integração organizacional, o direito à atribuição de doutoramentos e a nomeação de professores. Além disso, é dado à Igreja Católica o direito de ter uma palavra a dizer, comparável às instituições teológicas de outras comunidades religiosas em universidades estatais, como relata katholisch.de.
Detalhes sobre o evento e informações da mídia
O decorrer do encontro prevê inicialmente um encontro fotográfico para boas-vindas ao Núncio Apostólico no portal principal da Câmara Municipal Vermelha, às 9h00. Segue-se uma conversa no escritório, não aberta à imprensa. Posteriormente, o Tratado de Estado e os comunicados de imprensa associados serão apresentados no Salão das Colunas. Para representantes da mídia, o registro por meio de formulário é necessário até sexta-feira, 26 de setembro de 2025, às 16h, conforme informa berlin.de.
O Senado de Berlim já aprovou a assinatura do tratado estadual na terça-feira. As negociações sobre os acordos foram adiadas; O plano original era assinar até o final de 2022. O novo acordo substitui as disposições do Protocolo Final, que vigorava em Berlim desde 1970 e também vigorou na parte oriental da cidade até 1991.
Contexto para o desenvolvimento da teologia católica
Este tratado estatal é uma renovação significativa no que se refere ao Instituto de Teologia Católica da Universidade Humboldt, que existe desde 2018. O projeto já foi aprovado no Senado de Berlim em 21 de junho de 2022, e a senadora Ulrike Gote foi a grande responsável pela apresentação, de acordo com berlin.de.
O tratado de Estado representa, portanto, não apenas um ato formal, mas um passo importante para o fortalecimento da relação entre Berlim e o Vaticano no contexto do ensino académico e da investigação em teologia católica.