Berlin Innovation Campus NLND: Centro para o futuro da indústria!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Inauguração do Campus NLND em Berlim-Neukölln em 18 de setembro de 2025: o maior campus de inovação da Europa para a Indústria 4.0.

Eröffnung des NLND Campus in Berlin-Neukölln am 18. September 2025: Europas größter Innovationscampus für Industrie 4.0.
Inauguração do Campus NLND em Berlim-Neukölln em 18 de setembro de 2025: o maior campus de inovação da Europa para a Indústria 4.0.

Berlin Innovation Campus NLND: Centro para o futuro da indústria!

Em 9 de outubro de 2025, Berlim-Neukölln será palco de um desenvolvimento significativo no cenário industrial. O Campus NLND, um projeto iniciado pela Philip Morris GmbH e Green City Development GmbH, atraiu muita atenção desde a sua inauguração em 18 de setembro de 2025. Um centro de inovação será criado nas antigas instalações da Philip Morris GmbH que combina tradição industrial com tecnologia de ponta.

Com uma área total de 150.000 metros quadrados, este campus foi concebido para ser o maior campus de inovação da Europa para tecnologias da Indústria 4.0. O foco está em tecnologias-chave, como inteligência artificial, robótica, sensores e automação. Veronika F. Rost, Diretora Geral da Philip Morris Alemanha, descreve o campus como um catalisador para a transformação industrial e destaca a necessidade de reunir startups internacionais e instituições de pesquisa para desenvolver soluções inovadoras.

Ambiente de inovação e colaborações

O Campus NLND oferece uma variedade de espaços para pesquisa, fabricação e intercâmbio, especialmente para startups de hardware e inovadores industriais. A infraestrutura inclui laboratórios, salas de prototipagem e áreas flexíveis de produção. Também é oferecido um modelo de associação para fundadores orientados para a tecnologia, que fornece acesso a espaço de escritório, redes e programas. Esta indústria aberta e colaborativa é concebida como parte da vida urbana e enfatiza a importância de envolver os decisores políticos, as universidades e as empresas.

Uma característica particularmente digna de nota são as parcerias planejadas com organizações renomadas. O Plug and Play Tech Center, que tem apoiado empresas como Google e PayPal, bem como a UNITE Berlin, uma fábrica de startups científicas, também funcionará no campus. Juntos, ajudarão a moldar o ambiente de inovação e a promover o intercâmbio entre a ciência e a indústria. A visão é criar um campus em rede e orientado para o diálogo que também inclua ofertas culturais e áreas esportivas.

Perspectivas futuras e conclusão programada

A conclusão total do Campus NLND está prevista em várias fases até ao final de 2027. Kai Wegner, o Presidente da Câmara de Berlim, enfatiza a importância do projeto para a inovação e as perspetivas económicas da cidade. Berlim continua a ser destacada como um hotspot global de tecnologia e criatividade, e o Campus NLND dá mais um passo nessa direção.

Os iniciadores deste projeto, a Philip Morris International (PMI), também estão comprometidos com um futuro sem fumo. A empresa planeja expandir seu portfólio para incluir produtos não relacionados ao tabaco. Em 30 de junho de 2025, produtos sem fumo já eram oferecidos em 97 mercados e utilizados por mais de 41 milhões de consumidores. Este desenvolvimento não só mostra a mudança no portfólio da Philip Morris GmbH, mas também o claro foco na inovação e sustentabilidade no contexto da transformação industrial.

No Campus NLND, a tecnologia do futuro atenderá à tradição industrial e fornecerá um exemplo de mudança na indústria. Os próximos anos parecem ser emocionantes à medida que este campus visionário cresce e se desenvolve.

Para obter mais informações, visite Cidade em Desenvolvimento, IT-Boltwise e Presseportal.