Berlim torna-se a capital da liberdade: começa a primeira Semana da Liberdade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Experimente a primeira Semana da Liberdade de Berlim, de 8 a 15 de novembro de 2025, com mais de 130 eventos sobre liberdade e democracia em Berlim.

Erleben Sie die erste Berlin Freedom Week vom 8. bis 15. November 2025 mit über 130 Veranstaltungen zur Freiheit und Demokratie in Berlin.
Experimente a primeira Semana da Liberdade de Berlim, de 8 a 15 de novembro de 2025, com mais de 130 eventos sobre liberdade e democracia em Berlim.

Berlim torna-se a capital da liberdade: começa a primeira Semana da Liberdade!

Berlim prepara-se para uma semana importante: de 8 a 15 de novembro de 2025, acontecerá a primeira Semana da Liberdade de Berlim, que visa tornar a cidade a capital global da liberdade. Para assinalar o aniversário da queda do Muro de Berlim, no dia 9 de novembro, o património histórico de Berlim será celebrado através da organização de mais de 130 eventos em mais de 80 locais. Esses eventos incluem conferências, eventos culturais, exibição de filmes, workshops e passeios. Espelho Diário relata que o ponto central da semana será a Conferência sobre Liberdade de Berlim, no dia 10 de novembro, no Gasômetro do campus EUREF, onde mais de 60 palestrantes da política, negócios, ciência, sociedade civil e mídia discutirão liberdade e democracia.

Os oradores proeminentes incluem Rainer Eppelmann, a presidente do Bundestag, Julia Klöckner, e a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Maria Corina Machado. Este evento pretende ajudar a posicionar Berlim como um palco internacional para vozes e ideias comprometidas. Um importante evento preliminar é a conferência Tagesspiegel “O Oriente”, que teve lugar no dia 4 de novembro. No dia 9 de novembro, a rbb Inradio também acolherá o debate “A Alemanha pode unir a Europa?” acontecer.

Críticas à pesquisa sobre liberdade na Alemanha

Apesar dos acontecimentos importantes, critica-se a falta de institutos de classe mundial que tratem sistematicamente da questão da liberdade. Na Alemanha também não existe um prémio altamente dotado que homenageie as pessoas pelas suas contribuições para a liberdade. Estes défices serão abordados no âmbito da Semana da Liberdade, a fim de aguçar o debate social e mobilizar a opinião pública.

Um aumento da criminalidade em Berlim

No entanto, a par das celebrações da liberdade, Berlim também enfrenta sérios desafios. Um novo relatório mostra que o número de crimes de homicídio e homicídio culposo registados em 2024 subiu para 53 – um aumento de 19 casos em relação ao ano anterior. Berlim.de destaca que o aumento de 52% chega a 117 casos quando incluídas as tentativas de homicídio.

Particularmente impressionante é uma série de dez assassinatos atribuídos a um médico de cuidados paliativos que teria vitimado pessoas idosas. Embora a polícia tenha registado 3.412 ataques com faca, menos 70 ataques do que no ano anterior, este número é considerado alarmantemente elevado. Cerca de 88 por cento dos suspeitos identificados eram do sexo masculino e 58 por cento não eram cidadãos alemães. O Senador do Interior apresentou uma estratégia que inclui, entre outras coisas, o estabelecimento de zonas livres de facas para combater tais crimes.

A Semana da Liberdade de Berlim e a actual situação criminal mostram as tensões entre a busca da liberdade e os desafios que afectam a segurança dos cidadãos. Embora Berlim seja um convite a celebrações e discussões importantes, a questão da segurança e da paz social continua a ser uma preocupação central da capital.