Berlim está se tornando verde: cada vez mais alimentos orgânicos estão conquistando a capital!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Cada vez mais berlinenses compram alimentos biológicos, enquanto controlos abrangentes garantem qualidade e transparência.

Immer mehr Berliner erwerben Bio-Lebensmittel, während umfassende Kontrollen die Qualität und Transparenz sichern.
Cada vez mais berlinenses compram alimentos biológicos, enquanto controlos abrangentes garantem qualidade e transparência.

Berlim está se tornando verde: cada vez mais alimentos orgânicos estão conquistando a capital!

Os alimentos orgânicos estão se tornando cada vez mais populares em Berlim. Cerca de 955 empresas certificadas oferecem produtos orgânicos na capital, incluindo 59 empresas agrícolas que cultivam frutas, vegetais e outros produtos de acordo com o regulamento orgânico da UE, num total de 410 hectares. Isto relata que Lageso.

A procura por alimentos biológicos também se reflecte nos 138 retalhistas que vendem produtos biológicos. Além disso, 18 organismos de controlo aprovados estão activos para garantir que os requisitos legais para produtos biológicos são cumpridos. A Lageso monitora a atuação desses órgãos de controle para garantir a confiança do consumidor na rotulagem orgânica.

Monitoramento e responsabilidade

Desde outubro de 2023, os restaurantes e fornecedores que utilizam ingredientes orgânicos também devem ser inspecionados e certificados. Este é um passo para garantir a qualidade e a origem dos alimentos certificados organicamente também no setor da restauração. Este ano, já foram processados ​​90 casos em que empresas comercializaram ilegalmente produtos biológicos, muitas vezes por desconhecimento da regulamentação legal.

“O monitoramento é crucial para a confiança dos consumidores nos produtos orgânicos”, enfatiza Alexander Straßmeir, presidente da Lageso. A Lageso está ativamente envolvida na educação das empresas sobre as obrigações de proteção do consumidor e planeia apresentar um stand informativo na Semana Verde em janeiro de 2026.

Quadro jurídico para a produção biológica

A base para a produção, processamento e comercialização de produtos orgânicos é a Regulamentação orgânica da UE. Isto não só regula as normas de produção, mas também inclui regras de controlo, atos jurídicos sobre importações de países terceiros e regulamentos específicos para a agricultura biológica. Entre outras coisas, 955 empresas biológicas foram registadas no processo de controlo em Berlim em 2024, tendo sido realizados 163 controlos.

O regulamento representa um quadro importante para a concorrência leal e a transparência na agricultura biológica. Além dos regulamentos de produção, existem também diretrizes para testes de rastreabilidade e requisitos de rotulagem, que visam garantir alta qualidade e segurança dos produtos orgânicos.

A ascensão dos alimentos orgânicos

Os alimentos biológicos estão a tornar-se cada vez mais importantes não só em Berlim, mas em toda a Europa. Alto Parlamento Europeu Os consumidores na UE demonstram um interesse crescente em produtos produzidos de forma sustentável e utilizando métodos naturais. Os alimentos biológicos já não são um produto de nicho, embora a sua quota na produção agrícola total da UE ainda seja relativamente pequena.

O termo “biológico” descreve um sistema agrícola sustentável que tem em conta o bem-estar ambiental e animal e abrange todas as fases da cadeia de abastecimento alimentar: desde o fornecimento de matérias-primas, processamento e transporte até aos serviços retalhistas.