Berlin-Neukölln: 62 anos entrincheirado e feria policiais!
A operação policial em Neukölln: 62 anos ameaçou resistir, barricada e fugiu. Detalhes do incidente.

Berlin-Neukölln: 62 anos entrincheirado e feria policiais!
Em Berlim-Neukölln, houve uma dramática operação policial na noite de sábado, cujo objetivo foi a prisão de um homem de 62 anos. Alto RBB24 Um mandado de prisão foi emitido contra o homem. Quando a polícia chegou, o suspeito tentou cegar os serviços de emergência com um ponteiro a laser e depois se barricou em sua sala de estar. Aqui ele ameaçou com resistência armada, que também aumentou a situação.
As forças especiais do Departamento de Polícia Criminal do Estado (LKA) finalmente entraram no apartamento para prender o homem. No entanto, o último tentou escapar da janela pulando e aterrissou em um travesseiro de salto da brigada de bombeiros. Ele machucou a cabeça. Durante sua resistência, o garoto de 62 anos também feriu um funcionário, dando-lhe chutes na perna. Os trabalhadores de resgate levaram o homem ao hospital para tratamento hospitalar. A polícia agora está investigando agentes da execução por resistência.
Relevância de atos de resistência
Os incidentes em Berlim fazem parte de um desenvolvimento preocupante ao lidar com a polícia e os trabalhadores de resgate na Alemanha. De acordo com o Gabinete Federal de Polícia Penal (BKA), os números de violência contra policiais subiram para um novo alto em 2023. Uma média de 290 policiais é exposta à violência todos os dias. Um total de 106.000 atos de violência contra policiais já foram registrados este ano, o que significa um aumento de 10% em comparação com 2022 Show diário.
Os ataques violentos incluem não apenas ataques físicos, mas também atos de resistência que geralmente ocorrem em prisões ou demonstrações. Mais de 85% dos atos registrados de violência são atos de agressão e resistência. Além disso, 40 tentativas foram feitas por policiais, que sublinha o drama da situação. A proporção de suspeitos estrangeiros aumentou para 34% e cerca de 50% dos autores estavam alcoólicos no momento do crime.
Consequências criminais
A avaliação criminal da resistência aos agentes da execução é um campo complexo, como um artigo sobre Jura online explicado em detalhes. A resistência é regulada na Alemanha no § 113 STGB. Um exemplo da jurisprudência mostra que uma pessoa que queria evitar um cheque policial pode ser punível com resistência, mesmo que um risco específico dos funcionários públicos não possa ser comprovado. Nesse caso, foi determinado que o refugiado não se tornou punível por causa da resistência, mas devido à coerção.
A polícia e os sindicatos estão, portanto, pedindo "consequências difíceis" para ataques a funcionários públicos, incluindo o estabelecimento de prioridades em todo o país. A ministra do Interior federal, Nancy Faeser, descreveu os números atuais dos atos de violência como "assustadores" e apontou mudanças planejadas na lei, que, entre outras coisas, prevêem o equipamento de policiais com Tasern.