Serviço memorial central para os sem-teto: Marzahn-Hellersdorf chora juntos
Em 24 de novembro de 2025, um funeral central para os enterrados anonimamente será realizado em Marzahn-Hellersdorf. O evento começa às 17h.

Serviço memorial central para os sem-teto: Marzahn-Hellersdorf chora juntos
Na segunda-feira, 24 de novembro de 2025, um funeral central para os enterrados oficialmente acontecerá em Berlim-Marzahn-Hellersdorf. Este evento especial, realizado a partir das 17h. às 19h00 no estúdio do Freizeitforum Marzahn (Marzahner Promenade 55, 12679 Berlim), destaca a importância da comemoração para aqueles que tiveram que ser enterrados sem parentes. Este ano, mais de 155 enterros deste tipo foram realizados apenas em Marzahn-Hellersdorf, enquanto em Berlim afectam anualmente cerca de 2.700 pessoas que não têm familiares.
O escritório distrital, sob a liderança do conselheiro distrital Gordon Lemm, convida os cidadãos e a imprensa para esta ocasião digna. O curso do evento é cuidadosamente planejado:
Processo do serviço funerário
- 17:00 – 17:15 Uhr: Offizielle Begrüßung durch Gordon Lemm.
- 17:15 – 17:25 Uhr: Musikalische Darbietung der Hans-Werner-Henze-Musikschule.
- 17:25 – 18:15 Uhr: Verlesung der Namen der Verstorbenen durch die Bürgermeisterin und Stadträte.
- 18:15 – 18:25 Uhr: Gedichtvortrag von einer Vertreterin der Bezirkszentralbibliothek „Mark Twain“.
- 18:25 – 18:35 Uhr: Abschließende Worte der Mitglieder des Bezirksamtes.
- 18:35 – 18:45 Uhr: Weitere musikalische Darbietung der Hans-Werner-Henze-Musikschule.
Para comemorar esta celebração, recomenda-se a inscrição até segunda-feira, 17 de novembro de 2025, o mais tardar. Os interessados podem entrar em contato via e-mail antonia.paskalski@ba-mh.berlin.de ou valerie.pflaumer@ba-mh.berlin.de registre-se.
Significado social da comemoração
O funeral não é apenas uma expressão de compaixão, mas também um passo importante na sociedade para homenagear aqueles que foram esquecidos. Dado o elevado número de sepultamentos sem familiares identificáveis, a memória de cada indivíduo deve ser uma prioridade. O evento não só promove a lembrança, mas também a conscientização sobre o destino dessas pessoas.
No mundo de hoje, quando a sociedade se torna cada vez mais inclusiva e empática, é essencial que essas pessoas também recebam uma apreciação final. Com este funeral, o escritório distrital de Marzahn-Hellersdorf envia um sinal de comunidade e respeito pelos falecidos que, por vários motivos, não tinham familiares e cuja memória muitas vezes se perde.