Reconstrução da casa de chá do Jardim Inglês: Começa o planejamento!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Conselheiro distrital informa sobre a reconstrução da casa de chá incendiada no Jardim Inglês, em Berlim. Liberação planejada para 2026.

Bezirksstadtrat informiert über Wiederaufbau des abgebrannten Teehauses im Englischen Garten, Berlin. Beräumung bis 2026 geplant.
Conselheiro distrital informa sobre a reconstrução da casa de chá incendiada no Jardim Inglês, em Berlim. Liberação planejada para 2026.

Reconstrução da casa de chá do Jardim Inglês: Começa o planejamento!

No dia 4 de novembro de 2025, surgiram notícias significativas sobre a casa de chá no Jardim Inglês do Tiergarten, em Berlim. O vereador distrital Christopher Schriner e a Grün Berlin GmbH anunciaram um acordo de cooperação para reconstruir o edifício gravemente danificado. A casa de chá, que está em ruínas desde um incêndio devastador em 8 de setembro de 2024, era um ponto de encontro popular no Tiergarten e foi inaugurada em 1952 como um presente das tropas de ocupação britânicas. O incêndio, atribuído a um defeito técnico, provocou o desabamento generalizado do restaurante térreo, também classificado como monumento histórico.

A Grün Berlin GmbH assumirá a responsabilidade pela gestão do projeto, incluindo os trabalhos de limpeza do edifício danificado. Espera-se que estas medidas estejam concluídas no início de 2026, prevendo-se uma avaliação das necessidades e um estudo de viabilidade de reconstrução até meados de 2026. Os custos previstos para esta obra rondam os 600.000 euros, que serão financiados pelo distrito de Mitte e benefícios de seguros.

Proteção de monumentos e proteção contra incêndio

A casa de chá faz parte do monumento do jardim Inglês, pelo que os requisitos da lei do monumento devem ser tidos em consideração em todo o planeamento e obra. Edifícios históricos, como a casa de chá, não são apenas edifícios classificados, mas também possuem edifícios existentes. Isto significa que eles podem não ter que cumprir os regulamentos atuais de segurança contra incêndio enquanto a proteção contra incêndio estiver em vigor. Os edifícios históricos representam frequentemente um maior risco de incêndio, uma vez que são muitas vezes feitos de materiais combustíveis, como a madeira, tornando as medidas de segurança contra incêndios necessárias complexas e desafiantes. Isto é particularmente relevante porque os incêndios nestes edifícios ocorrem frequentemente em segredo, muitas vezes devido a sistemas elétricos desatualizados ou a trabalhos de renovação inadequados, como observa feuertrutz.de.

Apesar destes desafios, os responsáveis ​​pretendem reabrir a casa de chá em breve. As discussões entre o distrito de Mitte e a Grün Berlin GmbH estão em andamento para determinar o uso gastronômico futuro. Os planos futuros prevêem um registo detalhado de todos os requisitos e condições de enquadramento necessários à restauração e utilização da casa de chá.

Preservar um pedaço da história

A reconstrução não só ajudará a restaurar uma atração turística cultural, mas também a manter viva a memória da casa de chá. Está localizado no local onde morava o conhecido ator Gustaf Gründgens. Acontecimentos históricos como a plantação de um carvalho pela Rainha Isabel II em 1965 também ilustram o significado cultural deste edifício. Com um planejamento cuidadoso e consideração da proteção do monumento, os responsáveis ​​esperam em breve restabelecer a casa de chá como um local de encontro e diversão no zoológico.