Luto por Horst Krause: O chefe de polícia de Brandemburgo morreu

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 8 de setembro de 2025, o conhecido ator Horst Krause morreu no asilo de Teltow. Famoso por “Polizeiruf 110”.

Am 8. September 2025 verstarb der bekannte Schauspieler Horst Krause im Seniorenheim Teltow. Berühmt durch "Polizeiruf 110".
Em 8 de setembro de 2025, o conhecido ator Horst Krause morreu no asilo de Teltow. Famoso por “Polizeiruf 110”.

Luto por Horst Krause: O chefe de polícia de Brandemburgo morreu

O conhecido ator Horst Krause morreu aos 83 anos. Ele morreu na sexta-feira em uma casa de repouso em Teltow, perto de Berlim. A notícia foi divulgada por sua família na segunda-feira. Krause, que por muito tempo foi considerado uma "marca registrada da história da televisão de Brandemburgo", tornou-se particularmente conhecido por seu papel como chefe de polícia no thriller policial de Brandemburgo "Polizeiruf 110", onde fazia parte de uma equipe variável de investigadores desde 1996. Ele interpretou seu primeiro episódio da série em Havelland em 1998 e seu último episódio, “Ikarus”, foi transmitido em 2015.

O primeiro-ministro de Brandemburgo, Dietmar Woidke, prestou homenagem ao falecido como uma “pessoa com coração e atitude” e como um importante embaixador de Brandemburgo. Hanns Zischler, colega de Krause, também comentou a perda e enfatizou a importância do ator para a televisão e o teatro alemães. Krause, que nasceu perto de Danzig em 1941, cresceu em Ludwigsfelde, onde já era conhecido como palhaço na escola.

Carreira artística

Horst Krause começou sua formação na Escola de Teatro de Berlim em 1964 e depois trabalhou em vários teatros, inclusive em Dresden e no Landestheater Parchim. Na década de 1960 fez suas primeiras aparições na televisão da RDA, inclusive na popular série “O Ministério Público tem a Palavra”. Após a queda do Muro de Berlim, ganhou fama nacional em 1993 com a comédia “Podemos fazer as coisas de maneira diferente…”, pela qual recebeu o Prêmio de Cinema Alemão de 1993 de Melhor Ator.

Seu talento cômico e carisma lhe renderam vários papéis, inclusive no filme “Schultze Gets the Blues”, pelo qual foi homenageado como Melhor Ator no Festival Internacional de Cinema de Estocolmo em 2003. Além disso, de 2007 a 2022, ele estrelou uma série de filmes para televisão ARD que iluminou a vida privada de seu personagem de “Polizeiruf 110”. Essa combinação de suspense policial e excursão pela vida do policial da aldeia fez dele um rosto familiar na televisão alemã.

Legado e honras

Krause foi premiado com a Ordem do Mérito do Estado de Brandemburgo em 2012. Mesmo depois de deixar o cargo de chefe de polícia, ele continuou sendo um ator valioso e uma figura definidora no cenário do cinema e da televisão alemã. Na noite de sua morte, a rbb television planeja uma transmissão especial intitulada “Farewell to Horst Krause” e também exibirá dois episódios de “Polizeiruf 110”.

Krause ocupa um lugar especial na lista de atores conhecidos do cinema de língua alemã. O trabalho de sua vida nunca será esquecido e será homenageado por seus fãs e colegas rbb24, BR, Wikipédia.

Quellen: