Integração no foco: o JobCenter oferece ajuda para os refugiados!

Integração no foco: o JobCenter oferece ajuda para os refugiados!

Tempelhof-Schöneberg, Deutschland - Hoje, em 23 de maio de 2025, apresentações significativas para a integração de refugiados ocorreram no distrito de Tempelhof-Schöneberg. A Agência de Trabalho Berlim Süd, o JobCenter Tempelhof-Schöneberg e o professor da juventude Tempelhof-Schöneberg apresentaram suas extensas consultoria e colocação. Os tópicos apresentados incluíram procedimentos de asilo, digitalização, pacotes educacionais e de participação, bem como cursos de idioma e idioma profissional. Elena Zavlaris, diretora administrativa do Centro de Jobs, Berlin Tempelhof-Schöneberg, enfatizou o papel central da integração e a necessidade de estreita cooperação com parceiros locais para promover e fortalecer a integração.

O dia especializado de hoje também se concentrou na troca entre diferentes atores na área de integração. Foi apresentada a "Bridge Network for Staying Rights", assim como a "rede de QI/Rin", que é coordenada pela Associação LA Red. Esse mercado ofereceu uma ampla gama de oportunidades para atores que desejam apoiar as pessoas refugiadas no mercado de trabalho para interagir e trocar idéias, que promovem a cooperação na região e cria sinergias.

Integração através da educação e da linguagem

Uma parte essencial da integração é a integração linguística e cultural na sociedade. Os cursos de integração introduzidos em 2005 oferecem aos imigrantes a oportunidade de adquirir habilidades linguísticas e conhecimento básico dos valores alemães e do sistema jurídico. Esses cursos são compostos de um idioma e um curso de orientação e são direcionados a todos que vivem permanentemente e legalmente na Alemanha. Deve -se enfatizar que existem cursos especiais para mulheres, pais, adolescentes e cursos de alfabetização.

O Escritório Federal de Migração e Refugiados (BAMF) garante que esses cursos de integração sejam oferecidos em todo o país por fornecedores públicos e privados para garantir a participação social dos imigrantes. Se os cursos de idiomas forem concluídos com sucesso, os participantes receberão um certificado que certifica seu conhecimento do alemão. Além disso, o Conselho de Migração (MBE) oferece suporte antes, durante e após os cursos de integração, o que também facilita a integração. Esses conceitos e condições de estrutura continuam a se desenvolver para atender às necessidades dos participantes.

financiamento e redes para integração

O escritório federal promove projetos de integração que visam melhorar a aceitação de migrantes na sociedade e fortalecer suas habilidades. O financiamento vem do Ministério Federal do Interior e para casa, bem como do Ministério Federal para Família, idosos, mulheres e jovens. Um objetivo superordenado desses projetos é a sensibilização da empresa de gravação para promover a coexistência harmoniosa.

Além disso, o curso de integração também oferece programas especiais como suporte profissional em alemão, o que aumenta as oportunidades no mercado de trabalho. Os coordenadores regionais da BAMF trabalham em estreita colaboração com transportadoras de spa, centros de consultoria de migração, autoridades de imigração e centros de emprego para garantir apoio abrangente de imigrantes. A Conferência Alemã do Islã (DIK) desempenha um papel importante aqui, atuando como um fórum de diálogo entre o estado alemão e os muçulmanos na Alemanha e se concentra em tópicos como a justiça de gênero e a prevenção do extremismo.

No geral, os eventos atuais sublinham a necessidade de uma abordagem estruturada para a integração de refugiados e oferecem uma plataforma para usar efetivamente a multidão de recursos disponíveis. Informações adicionais sobre cursos de integração e idiomas podem ser encontradas no site do Escritório Federal de Migração e Refugiados, bem como no Oficial de Integração.

Para mais detalhes sobre as ofertas e suporte na área de integração, consulte: bamf e Oficial de integração .

Details
OrtTempelhof-Schöneberg, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)