Disputa sobre candidatura: Gelbhaar desafia Pankow - o que está por trás disso?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Stefan Gelbhaar está concorrendo pelos Verdes em Pankow nas eleições de 2026, mas está à sombra de acusações de assédio.

Stefan Gelbhaar kandidiert in Pankow für die Grünen zur Wahl 2026, steht jedoch im Schatten von Belästigungsvorwürfen.
Stefan Gelbhaar está concorrendo pelos Verdes em Pankow nas eleições de 2026, mas está à sombra de acusações de assédio.

Disputa sobre candidatura: Gelbhaar desafia Pankow - o que está por trás disso?

Stefan Gelbhaar, ex-membro do Bundestag e membro de longa data dos Verdes, apresentou a sua candidatura para concorrer diretamente às eleições para a Câmara dos Representantes de 2026, em Berlim. Isto aconteceu durante uma apresentação de candidato para o círculo eleitoral 6 em Prenzlauer Berg, onde se encontrou com o seu colega de partido Sunčica Klaas. Esta situação pode levar a uma candidatura combativa dentro dos Verdes, já que o círculo eleitoral é considerado seguro para o partido. O atual titular Andreas Otto, considerado o pai adotivo político de Yellowhair, anunciou que não se candidatará novamente em 2026, o que tem um impacto adicional na dinâmica da campanha eleitoral.

No entanto, de acordo com tagesspiegel.de, a candidatura de Gelbhaar também poderia representam um fardo para o partido durante a campanha eleitoral. Há preocupações dentro dos Verdes de que as potenciais consequências a longo prazo da sua história possam pôr em risco a percepção pública do partido.

História controversa

Em dezembro de 2024, surgiu uma onda de acusações de assédio sexual contra Gelbhaar, resultando em um ano tumultuado para o político. Ele negou veementemente as acusações e apresentou uma queixa criminal por difamação contra pessoas desconhecidas. No entanto, as investigações mostraram que algumas das alegações foram feitas por um político do distrito Verde sob uma identidade falsa, o que levou à eliminação de parte da reportagem pela RBB porque a identidade da testemunha não tinha sido suficientemente verificada. Tagesschau.de relata que o Ministério Público confirmou que não houve queixas contra Gelbhaar.

Embora Gelbhaar tenha conseguido obter uma indemnização de 400.000 euros do RBB nestas disputas, nem todas as acusações contra ele foram resolvidas. Uma comissão especial dos Verdes também concluiu que houve erros graves no tratamento das alegações. Alguns relatos de experiências negativas de mulheres relacionadas com ele não são puníveis, mas são percebidos como uma violação de limites e levantam questões sobre poder e comportamento.

Uma campanha eleitoral sob pressão

A actual situação tensa poderá ter um impacto significativo nas ambições de Gelbhaar de representar os Verdes na Câmara dos Representantes de Berlim. A associação distrital de Pankow, que tem de lidar com a sua candidatura, já provou no passado que é capaz de gerar controvérsias internas. Em 8 de janeiro de 2026, Gelbhaar falhou na votação da candidatura direta contra a deputada estadual Julia Schneider.

Entretanto, a presidente do Partido Verde, Shirin Kreße, que cuidava das preocupações de Gelbhaar no seu distrito, demitiu-se do partido, o que causou agitação adicional. As suas saídas e vozes críticas na campanha eleitoral significam que Gelbhaar não só tem de lidar com as memórias das acusações, mas também com a pressão que os conflitos dentro do partido criam. Esta história turbulenta pode não só influenciar a sua carreira, mas também a percepção pública dos Verdes como um todo.