Rally da paz em Spandau: levantou a bandeira para a paz mundial!
Em 8 de julho de 2025, uma manifestação de paz da iniciativa "prefeitos pela paz" ocorrerá em Berlim-Spandau para promover o desarmamento atômico.

Rally da paz em Spandau: levantou a bandeira para a paz mundial!
Em 8 de julho de 2025, uma manifestação pública de paz ocorre em Berlim-Spandau, que é organizada como parte da iniciativa internacional prefeitos para paz . O evento começa às 8:30 da manhã em frente à prefeitura em Carl-Schurz-Straße 2–6. O prefeito do distrito Frank Werbig abrirá o comício com uma saudação.A iniciativa "Mayors for Peace" foi lançada em 1982 pelo prefeito de Hiroshima e, desde então, se transformou em uma forte rede com mais de 8.000 cidades membros em todo o mundo. Seu objetivo é promover o processo de desarmamento nuclear e promover a coexistência pacífica e a solidariedade global. No comício, os guindastes de paz de origami dobrados também são entregues, um símbolo de paz e esperança.
A importância da iniciativa da paz
As razões para a fundação dos "prefeitos para a paz" são profundos. Após o atentado atômico catastrófico em Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945, muitos sobreviventes ainda carregam as cicatrizes físicas, psicológicas e sociais dessas tragédias. A organização está ativamente comprometida com um mundo sem armas nucleares para reduzir a ameaça que emana deles e criar um ambiente de vida segura.
Além disso, "prefeitos para paz" promove a solidariedade interestadt entre as fronteiras nacionais e ideológicas. Através de eventos, como os de 8 de julho, a conscientização dos perigos das armas nucleares e o uso comum para um mundo mais pacífico é fortalecido.
Uma olhada na história
O uso de armas nucleares influenciou profundamente o mundo desde seu primeiro uso. O marco de Hiroshima representa não apenas as conseqüências devastadoras de uma guerra nuclear, mas também por urgência com a qual a comunidade internacional precisa trabalhar em conjunto para evitar um conflito nuclear. Desde o louco de Hiroshima e Nagasaki, os cientistas reconheceram que têm a responsabilidade de destacar os perigos das armas nucleares e discutir soluções.
Joseph Rotblat, um físico do Projeto Manhattan, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1995, defendeu incansavelmente o desarmamento nuclear. Ele enfatizou a necessidade de combinar política e ciências naturais para garantir que as medidas decisivas sejam tomadas para reduzir o risco. Essas idéias continuaram em inúmeras instituições, incluindo o Boletim dos Cientistas Atômicos e o Movimento Pugwash.
O Russell-Einstein-Manifesto, que denunciou os perigos de uma guerra nuclear e ilustra a demanda por cooperação internacional, quão intensamente o compromisso com a paz e o desarmamento tem sido desde a década de 1940. A crescente sensibilização desses tópicos permite que cidades como Berlim participem ativamente de iniciativas globais de paz.
O próximo evento em Berlim-Spandau não é apenas uma lembrança do passado, mas também um sinal para o futuro. Ele convida todos os cidadãos a fazer campanha por coexistência pacífica e se concentrar na importância do desarmamento das armas nucleares. Os cidadãos interessados podem fazer feedback sobre o evento para viensungen@ba-sandau.berlin.de Enviar.