Pensão na Alemanha: a crescente lacuna entre acadêmicos e trabalhadores anteriores de baixo pagamento

Pensão na Alemanha: a crescente lacuna entre acadêmicos e trabalhadores anteriores de baixo pagamento
Erro no sistema - Comente de Wolfgang Mulke e a lacuna, que cresce entre os pobres e os aposentados ricos
O sistema de pensão na Alemanha não é justo. Isso é mostrado por uma pesquisa recentemente publicada pela Associação Social da Alemanha (VDK). Os resultados deixam claro que a lacuna financeira na geração mais velha está aumentando significativamente.
Por um lado, os aposentados de profissões acadêmicos podem ser encontrados. Eles desfrutam de renda de pensão comparativamente suficientes e podem continuar trabalhando na idade da aposentadoria. Uma situação completamente diferente, por outro lado, é evidente naqueles que não são mais capazes de trabalhar após uma vida profissional longa e extenuante. Grupos profissionais com renda mais baixa são representados principalmente aqui. Suas demandas de provisão antiga são correspondentemente baixas. Se você trabalha mais, geralmente faz isso por necessidade financeira, pois suas atividades geralmente não oferecem alegria ou realização. Isso leva a uma injustiça adicional, já que a expectativa de vida geralmente é mais curta após um trabalho fisicamente exaustivo do que o dos altos ganhadores. Este último recebe menos pensão em geral.
Os aposentados na Alemanha Oriental são particularmente afetados. Muitos deles ficaram desempregados por muito tempo após a reunificação e, portanto, criaram reivindicações de baixa pensão. Além disso, há o menor nível de salário nos novos estados federais. Como os ativos das famílias no leste também são mais baixos em média do que no Ocidente, a baixa renda estatutária de pensão dificilmente pode ser aumentada por pensão privada. No caso de futuras reformas de pensões, o foco também deve estar em reduzir a lacuna entre aposentados pobres e ricos. Certamente não será uma tarefa fácil, mas é urgentemente necessária.Palavras -chave: Sistema de pensão, injustiça, divisão financeira, aposentado, profissões acadêmicas, grupos profissionais de baixa compensação, provisão de aposentadoria, reforma de pensões, divisão de materiais.