Diversidade religiosa em Berlim: uma olhada em mais de 250 comunidades religiosas

Diversidade religiosa em Berlim: uma olhada em mais de 250 comunidades religiosas

Berlim não é apenas a maior cidade da Alemanha, com cerca de 3,6 milhões de habitantes, mas também um lugar de impressionante diversidade religiosa. Apesar de quase 75 % da população não pertencer a nenhuma comunidade religiosa, a capital oferece uma plataforma para mais de 250 comunidades religiosas e de visão de mundo diferentes. Esse fenômeno não é apenas fascinante, mas também mostra como o enriquecimento pode ter sucesso em uma sociedade urbana através da diversidade.

A paisagem religiosa de Berlin

De acordo com o Departamento de Cultura e Coesão Social do Senado, Berlim é uma cidade com uma pronunciada pluralidade das comunidades religiosas. Isso inclui igrejas estabelecidas, bem como a Igreja Protestante e Católica, bem como crenças emergentes que chegaram à cidade por meio de migração e fuga. Atualmente, a Igreja Evangélica tem 468.925 membros, enquanto a Igreja Católica chega a cerca de 275.399 membros. Esses números caíram em comparação com uma década atrás, quando mais de 950.000 pessoas pertenciam a ambas as igrejas.

Crescimento de comunidades ortodoxas

Nos últimos anos, o cristianismo ortodoxo em Berlim ganhou presença em particular. Entre outras coisas, isso se deve à migração de refugiados de países como Síria, Iraque e Ucrânia. O número exato de cristãos ortodoxos é difícil de entender, mas as várias comunidades da igreja são mais visíveis e são uma parte ativa da vida social e cultural em Berlim.

Comunidades islâmicas fortemente representadas em termos de números

A população muçulmana em Berlim representa o maior grupo de fé de acordo com as igrejas cristãs, com estimativas entre 250.000 e 300.000 crentes. A mesquita de Wilmersdorf, construída em 1924, é considerada a instalação islâmica mais antiga da cidade e é um centro importante entre muitos muçulmanos. As ofertas de salas de oração e mesquitas estão continuamente expandindo e contribuindo para a integração social.

Edifícios religiosos - Insights sobre a diversidade

A arquitetura religiosa de Berlim reflete essa diversidade. Estima -se que 200 igrejas protestantes e 106 igrejas católicas na cidade. Além disso, os visitantes podem admirar a capela da reconciliação que foi construída na antiga faixa de parede. Nos últimos tempos, o cristianismo ortodoxo também mudou vários ex -edifícios da igreja para uso religioso.

Além da diversidade urbana da religião, há também um aumento de pessoas de origem indiana em Berlim, o que leva a uma crescente comunidade hindu. Isso complementa o número já existente de hindus e budistas, estimados em 5.000 a 7.000 pessoas.

Conclusão

O cenário cultural e religioso de Berlim é um exemplo impressionante dos desafios e oportunidades que surgem da migração global. Enquanto muitos vivem nesta cidade sem pertencer sem uma religião, a presença de mais de 250 comunidades religiosas e suas atividades comprometidas se torna claro. Essa diversidade não apenas promove o diálogo intercultural, mas também a compreensão e a tolerância em uma cidade que é considerada um caldeirão de diferentes culturas e tradições.

- nag

Kommentare (0)