Meko Neukölln: Alfabetização midiática para crianças contra o ódio e a desinformação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Com a Meko, Neukölln promove a literacia mediática de crianças e jovens, a fim de reforçar a participação social e a sensibilização contra a desinformação.

Neukölln fördert mit Meko Medienkompetenz für Kinder und Jugendliche, um gesellschaftliche Teilhabe und Aufklärung gegen Desinformation zu stärken.
Com a Meko, Neukölln promove a literacia mediática de crianças e jovens, a fim de reforçar a participação social e a sensibilização contra a desinformação.

Meko Neukölln: Alfabetização midiática para crianças contra o ódio e a desinformação!

Em Berlim, o projecto Meko Neukölln tem como missão promover a literacia mediática entre crianças e jovens. Num contexto de necessidade crescente de educação digital, o foco está no fortalecimento da voz dos participantes para permitir uma participação social mais ampla. A educadora de mídia Michelle Piorek enfatiza a importância de combater a desinformação e o ódio na Internet. Para conseguir isso, exige a regulamentação das plataformas que distribuem esse tipo de conteúdo.

Meko Neukölln oferece uma variedade de ofertas para crianças, jovens, pais e profissionais. Vão desde uma sala de projetos e uma área de armazenamento de materiais até uma sala de reuniões. A organização mudou recentemente de local para oferecer mais espaço e área externa devido às medidas de austeridade do governo estadual. Meko também lidera um grupo de trabalho de mídia (AG) no distrito e está ativamente envolvido na formação contínua de especialistas em serviço social para crianças e jovens.

Necessidade de alfabetização midiática

Embora existam mais de 50 oportunidades de trabalho voluntário em diversas instituições e uma estreita cooperação com as escolas, a necessidade de competências mediáticas continua a ser significativamente maior do que os recursos disponíveis, que consistem em apenas cinco cargos a tempo parcial. Meko recebe apoio de estudantes e do JFF – Institute for Media Education. A Associação Social Alemã apelou mesmo para que a literacia mediática fosse uma disciplina escolar obrigatória nas escolas secundárias, uma vez que o ensino adequado não está suficientemente ancorado na formação de professores.

Uma comparação a nível nacional mostra que regiões como Colónia, Erfurt, Turíngia e Renânia do Norte-Vestefália estão significativamente mais avançadas na educação para os media. Isto ilustra a grande necessidade de recuperar o atraso na educação para os meios de comunicação social e na educação sobre a desinformação, o que Piorek também observa.

Alfabetização mediática e os desafios do mundo digital

Há críticas crescentes de que os jovens não são apenas consumidores de conteúdos mediáticos, mas também criam eles próprios conteúdos ativamente. Este desenvolvimento molda a sua identidade digital e exige um elevado grau de responsabilidade de todos os envolvidos. Schröder apela aos fornecedores de redes sociais para que assumam mais responsabilidade na moderação das representações de violência, uma vez que as soluções técnicas para detectar esse tipo de conteúdo são difíceis de implementar.

Promoção precoce da literacia mediática

A promoção da literacia mediática deve começar numa fase inicial, a fim de permitir que os jovens tenham uma vida mediática e digitalmente competente. Além disso, a iniciativa “Digital for All” fornece os elementos básicos para facilitar o acesso das pessoas com pouca literacia mediática ao mundo digital. Inclui também uma variedade de materiais didáticos para promover a literacia mediática, que podem ser utilizados em diversas instituições de apoio a pessoas com deficiência. Projetos como WEIDI e NetzStecker Lebenshilfe Münster oferecem acesso a instruções em vídeo em linguagem fácil de usar e recursos de educação midiática inclusivos.

Os desafios são grandes, mas as iniciativas para reforçar a literacia mediática, tanto em Berlim como fora dela, são um passo na direção certa. Só através de um compromisso conjunto poderemos conseguir promover a educação digital e a compreensão da utilização responsável dos meios de comunicação social.

Para mais informações sobre projetos de literacia mediática, visite Mídia MM, Agência Federal de Educação Cívica e Participação Digital.