Oficinas gratuitas na casa intercultural: a integração facilitada!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em novembro de 2025, o Escritório de Integração Tempelhof-Schöneberg organiza oficinas para organizações migrantes para o desenvolvimento de projetos.

Im November 2025 veranstaltet das Integrationsbüro Tempelhof-Schöneberg Workshops für Migrant_innenorganisationen zur Projektentwicklung.
Em novembro de 2025, o Escritório de Integração Tempelhof-Schöneberg organiza oficinas para organizações migrantes para o desenvolvimento de projetos.

Oficinas gratuitas na casa intercultural: a integração facilitada!

Em 7 de outubro de 2025, o Escritório de Integração do Escritório do Distrito de Tempelhof-Schöneberg, em cooperação com a Academia de Serviços da Via, anuncia uma emocionante série de workshop que ocorrerá em novembro próximo. Essa iniciativa é destinada especificamente às organizações de migrantes no distrito e busca o objetivo de fortalecer suas habilidades no planejamento e financiamento profissional de projetos. Os workshops são distribuídos para quatro compromissos: 6, 13, 20 e 27 de novembro de 2025, das 16 às 19h. na casa intercultural em Schöneberg.

A série inclui tópicos essenciais, como desenvolvimento de projetos, aplicação, planejamento de custos, implementação, controle e prova de uso. Eles são projetados de tal maneira que constroem juntos e ajudam os participantes a implementar com sucesso seus projetos. A participação nos workshops é gratuita, mas é necessário o registro até 27 de outubro de 2025, a mais recente. Os participantes também recebem um certificado para visitar todos os quatro compromissos. [Berlin.De] (https://www.berlin.de/ba-tempelhof-schoeneberg/aktuelles/pressemayeilungen/2025/pressemage departamento. 1598860.php) que essas ofertas são essenciais para facilitar a integração da sociedade.

Promoção de projetos de integração

A relevância de tais oficinas é sublinhada pela atual política de integração. As pessoas que vêm para a Alemanha costumam se deparar com um começo incerto em seu novo ambiente de vida. Aqui, em particular, associações, associações e organizações sem fins lucrativos fazem trabalhos importantes, promovendo projetos para refugiados e migrantes. Em 2024, um total de 10,3 milhões de euros será investido em projetos, cujo objetivo é apoiar refugiados da Ucrânia e outros grupos que precisam de proteção, como crianças e mulheres. Representante de integração enfatiza que esses projetos incluem cursos esportivos, oficinas sobre o mundo alemão do trabalho e educação para a violência.

O financiamento se concentra em tornar as pessoas capacitando e as membros ativos da sociedade. Isso também inclui a qualificação e o treinamento de voluntários indispensáveis ​​para o apoio de migrantes e refugiados. De acordo com os oficiais de integração, atenção especial também se aplica ao combate ao racismo e à misantropia relacionada ao grupo, que será financiada em 2024 com 9,6 milhões de euros. Também são apoiados projetos de educação política e estratégias para lidar com o racismo.

Financiamento europeu na Alemanha

Outro aspecto importante do trabalho de integração é o financiamento europeu que vem de Bruxelas e é concedido pelos governos federal e estadual. O Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e o Fundo Social Europeu (FSE) Plus desempenham um papel central no apoio a projetos que prestam apoio nas áreas do asilo, da integração e do regresso. Durante o período de financiamento de 2021 a 2027, a tónica está no reforço do sistema europeu comum de asilo e no combate à migração irregular. bpb.de descreve várias medidas que visam melhorar a situação de vida de grupos desfavorecidos, incluindo programas de integração social e oportunidades educacionais para migrantes, crianças e jovens.

Além disso, existem várias fundações e iniciativas que funcionam local e regional e permitem que vários projetos apoiem refugiados. Em resumo, pode-se dizer que os workshops planejados em Tempelhof-Schöneberg não apenas oferecem uma oportunidade valiosa para treinamento adicional, mas também fazem parte de uma abordagem mais abrangente que visa integrar com sucesso migrantes e refugiados na Alemanha.