Green Pankow diz não ao retorno de Gelbhaar: Klaas triunfa!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 8 de novembro de 2025, os Verdes de Pankow elegeram Sunčica Klaas como seu candidato para as eleições para a Câmara dos Representantes de 2026, Stefan Gelbhaar falhou.

Am 8.11.2025 wählten die Pankower Grünen Sunčica Klaas zur Kandidatin für die Abgeordnetenhauswahl 2026, Stefan Gelbhaar scheiterte.
Em 8 de novembro de 2025, os Verdes de Pankow elegeram Sunčica Klaas como seu candidato para as eleições para a Câmara dos Representantes de 2026, Stefan Gelbhaar falhou.

Green Pankow diz não ao retorno de Gelbhaar: Klaas triunfa!

Em 8 de novembro de 2025, a associação distrital dos Verdes de Pankow decidiu em uma assembleia geral que Stefan Gelbhaar não seria nomeado como candidato direto para as eleições de 2026 para a Câmara dos Representantes. A decisão foi tomada numa antiga loja de departamentos em Pankow, que hoje é usada como centro cultural. Na votação, Gelbhaar obteve apenas 83 votos, enquanto seu concorrente Sunčica Klaas obteve dois terços dos votos, exatos 179. Houve também cinco abstenções.

O círculo eleitoral é considerado seguro para os Verdes há quase duas décadas. No entanto, o clima durante a sessão foi dominado pela história de Yellowhair. Ele já havia perdido a candidatura ao Bundestag para o eleitorado direto de Pankow devido a alegações de assédio sexual. Embora mais tarde isso tenha se revelado uma intriga, outras mulheres comentaram criticamente seu comportamento.

Reações e ambições políticas

A reunião foi recebida com reações mistas. Embora Gelbhaar tenha promovido o seu compromisso político durante o seu discurso e admitido erros no seu comportamento, Klaas recebeu grandes aplausos depois de abordar temas como a situação das pessoas com origem migrante e o fortalecimento de Berlim como um local científico. O presidente do co-distrito, Nicolas Scharioth, também apelou a um código de conduta claro para os funcionários, que aludiu ao caso do cabelo amarelo.

Internamente, a liderança do partido estadual foi confrontada com opiniões diferentes. Alguns membros expressaram preocupação com o retorno de Gelbhaar e sua possível influência na imagem do partido. O próprio Gelbhaar enfatizou no seu discurso que as acusações contra ele foram esclarecidas e que ele se sentia reabilitado. Apesar destes esforços, o apoio dentro do partido continua dividido.

Muita coisa aconteceu no contexto da estrutura eleitoral do Partido Verde nos últimos anos. O partido consolidou a sua posição no sistema partidário alemão e ganhou importância nos centros urbanos, particularmente nas cidades universitárias. Nas eleições federais de 2021, os Verdes conquistaram 16 mandatos diretos pela primeira vez. O segmento eleitoral mudou significativamente: enquanto em 1980 quase 80 por cento dos eleitores tinham menos de 35 anos, hoje é superior a 30 por cento, com o apoio entre os jovens eleitores com idades entre os 18 e os 24 anos também a aumentar significativamente. O eleitorado também é bem educado e socialmente transformado, muitas vezes proveniente dos sectores dos serviços e da educação.

No geral, a decisão da associação distrital de Pankow não só sublinha os desafios que os Verdes enfrentam, mas também a complexa dinâmica dentro do partido e do seu eleitorado, que está em constante mudança. O caso Gelbhaar continua a ser uma questão emocional e política para os Verdes e continuará a ter um impacto significativo na discussão sobre a direcção do partido no futuro.