Mulheres fundadoras fortalecem Steglitz: troca e inspiração no café da manhã

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 12 de setembro de 2025, aconteceu o segundo café da manhã dos fundadores na mansão Steglitz. Cerca de 60 mulheres empreendedoras se reuniram para trocar ideias e fazer networking.

Am 12. September 2025 fand im Gutshaus Steglitz das zweite Gründerinnenfrühstück statt. Rund 60 Unternehmerinnen kamen zusammen, um sich auszutauschen und zu vernetzen.
No dia 12 de setembro de 2025, aconteceu o segundo café da manhã dos fundadores na mansão Steglitz. Cerca de 60 mulheres empreendedoras se reuniram para trocar ideias e fazer networking.

Mulheres fundadoras fortalecem Steglitz: troca e inspiração no café da manhã

Na sexta-feira, 12 de setembro de 2025, aconteceu o segundo café da manhã dos fundadores na mansão Steglitz, que reuniu cerca de 60 empreendedoras, fundadoras e mulheres comprometidas do distrito de Steglitz-Zehlendorf. O evento foi organizado pela incubadora regional Berlin Südwest, pelo responsável distrital pelas mulheres e pela igualdade de oportunidades e pelo centro de start-ups. O objetivo era promover o intercâmbio, fortalecer-se mutuamente e impulsionar o desenvolvimento profissional, como relata berlin.de.

O evento foi aberto por Lalida Große, gerente de projetos da incubadora regional. Apresentou projetos e eventos atuais e relatou seu envolvimento como mentora no projeto “Lado a Lado”. Ela também convidou os participantes a se envolverem como mentores. Outra oradora, Madalina Draghici, responsável pelas mulheres e pela igualdade de oportunidades do gabinete distrital, enfatizou a importância da igualdade no mundo do trabalho e apresentou redes como a "Connecting Women" e o recém-fundado conselho consultivo de mulheres. Ela incentivou os participantes a participarem ativamente nessas iniciativas.

Mais impulsos para mulheres empreendedoras

Beate Roll, presidente da associação regional Berlin EntrepreneursWomen in Crafts e.V. (UFH), apresentou a rede UFH e vários projetos, incluindo “Mulheres fortalecendo o artesanato – 125 formas e oportunidades” e “Artesanato para meninas”. Ela também falou sobre apoiar o programa “Proteção à Maternidade para Todos!” semana de campanha. em outubro. O evento não só ofereceu informações valiosas, mas também oportunidades de networking que ajudaram os participantes a fazer contatos e iniciar colaborações.

A iniciativa de fortalecer as mulheres empreendedoras não é coincidência. Um aumento na proporção de mulheres que iniciam as suas próprias empresas será de 44% em 2023, em comparação com 38% em 2020, como observa bundeswirtschaftsministerium.de. As mulheres jovens, em particular, estão cada vez mais a decidir criar os seus próprios negócios. Nas profissões especializadas, a proporção de empresas fundadas por mulheres é de 25%, enquanto as mulheres representam 54% das empresas fundadas nas profissões independentes.

No entanto, os desafios que as mulheres enfrentam ao iniciar um negócio são diversos. Os estudos do KfW mostram que a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um objetivo importante no processo de arranque. A necessidade de uma mudança abrangente está a tornar-se clara para examinar as barreiras institucionais e aumentar a sensibilização para os estereótipos de género. Melhorar o acesso ao capital de risco e uma maior ênfase no crescimento e na inovação são também áreas-chave de ação que precisam de ser abordadas, de acordo com kfw.de.

Neste contexto, o Ministério Federal da Economia e da Proteção do Clima oferece mais de 250 empreendedores exemplares que partilham as suas experiências no âmbito do programa “EMPREENDEDORISMO FEMININO”. Com ofertas de apoio abrangentes, como a plataforma de arranque de empresas e programas de mentoria específicos, o número de mulheres fundadoras e as suas probabilidades de sucesso deverão aumentar de forma sustentável.