Oficiais de justiça em Berlim: coletes de proteção contra devedores cada vez mais agressivos!
Os oficiais de justiça em Berlim recebem coletes de proteção devido ao aumento dos ataques. Os custos e as necessidades estão aumentando. Saiba mais aqui.

Oficiais de justiça em Berlim: coletes de proteção contra devedores cada vez mais agressivos!
A segurança dos oficiais de justiça na Alemanha está cada vez mais na ordem do dia. Em Berlim, a administração da justiça está agora a tomar medidas para equipar os agentes com coletes de protecção à prova de balas e facadas. Um total de 270 oficiais de justiça na capital receberão novos equipamentos de proteção após um aumento preocupante de ataques físicos e verbais por parte dos devedores. Estão a ser investidos 276 mil euros na aquisição dos coletes de proteção, o que sublinha a gravidade da situação. RBB24 refere que cerca de 57 milhões de euros foram cobrados aos devedores pelos oficiais de justiça em 2023.
O oficial de justiça D. Lüdke e seu colega M. Graetz ilustram as ameaças a que estão expostos: Graetz sobreviveu a um ataque de machado por um devedor com distúrbios mentais. Devido a estes incidentes, Lüdke e Graetz já adquiriram coletes de proteção de forma privada por 900 euros cada. Dos 270 oficiais de justiça em Berlim, 222 relataram a necessidade de novos coletes de proteção. Está em curso o concurso para a sua aquisição, sendo o custo por conjunto de 1.050 euros.
Aumento dos ataques a funcionários judiciais
O problema não se limita a Berlim. A hostilidade e os ataques contra funcionários judiciais também aumentaram na Baviera. A Ministra da Justiça, Marion Gentges (CDU), chamou a atenção para este desenvolvimento assustador. Além disso, Brandemburgo e outros estados federais relatam um tom mais duro e um aumento nos ataques. Na Renânia do Norte-Vestfália, onde os oficiais de justiça também são vítimas de ataques físicos, o Ministro da Justiça do Estado, Benjamin Limbach, anunciou medidas para garantir a segurança dos funcionários.
Os oficiais de justiça da Renânia do Norte-Vestfália serão equipados com coletes de proteção e spray de pimenta este ano. Cerca de 600 dos 950 agentes da Renânia do Norte-Vestefália já demonstraram interesse em dispositivos de pulverização irritantes idênticos aos utilizados pela polícia. A formação sobre a utilização do pulverizador fará parte da formação dos oficiais de justiça. Frank Neuhaus, chefe da Associação de Oficiais de Justiça na Renânia do Norte-Vestfália, relatou uma crescente agressividade nas ações de fiscalização, especialmente na resolução de problemas, que muitas vezes são realizadas pelos chamados cidadãos do Reich. A Associação dos Oficiais de Justiça apela à obrigatoriedade do equipamento com coletes de proteção desde 2017.
Soluções de segurança inovadoras
Além dos equipamentos de proteção, os oficiais de justiça também têm a opção de levar consigo pequenos dispositivos de alarme. Estes dispositivos permitem programar a morada para a respetiva consulta e, em caso de emergência, enviá-la para a polícia ao premir um botão. Mesmo que o transporte destes dispositivos seja voluntário, eles oferecem segurança adicional aos agentes.
Um incidente particularmente ameaçador ocorreu recentemente quando a oficial de justiça Karin Rages foi atacada enquanto pedia assistência à polícia, que não pôde ajudar devido à falta de pessoal. Rages só conseguiu se libertar com a ajuda do pai da doente mental e alertou a polícia.
Tendo em conta o perigo crescente, é de saudar que a administração judicial de Berlim e o governo estatal da Renânia do Norte-Vestefália estejam a tomar medidas concretas para aumentar a segurança dos oficiais de justiça. Um documentário sobre o trabalho desses dirigentes será transmitido pela televisão rbb no dia 16 de setembro de 2025, às 20h15.