Especialistas alertam sobre uma possível grande guerra entre Israel e o Hezbollah
Especialistas alertam sobre uma possível grande guerra entre Israel e o Hezbollah
Escalação no Oriente Médio: uma situação perigosa
Os especialistas concordam que ninguém no Oriente Médio está realmente interessado em uma grande guerra. Desde a guerra de Gaza contra o Hamas em outubro passado, houve batalhas e níveis de escalação na fronteira com o Líbano, mas uma discussão militar aberta foi evitada como em 2006. Mas isso pode mudar agora.O ataque a um campo de futebol em uma vila drusiana em Golan Heights tem o potencial de despertar uma grande guerra. Segundo informações israelenses, doze crianças e adolescentes morreram. Israel fala do ataque mais mortal desde o ataque do Hamas em 7 de outubro. Diz-se que o Hisbollah demitiu um foguete Falak iraniano com uma cabeça explosiva de 53 quilômetros. No entanto, essas informações ainda não foram confirmadas. O Ministério das Relações Exteriores de Israel explica que o Hisbollah havia excedido "todas as linhas vermelhas". O primeiro -ministro Netanyahu interrompeu sua viagem aos EUA e a Força Aérea de Israel já iniciou ataques de retribuição às posições do Hezbollah no Líbano. É de se esperar uma contra -reação por parte do Hisbollah.
Se as brigas entre Israel e o Hisbollah aumentarem para uma grande guerra, isso teria consequências imprevisíveis para ambos os lados. No norte, dois exércitos se enfrentam com imenso poder de fogo. O Irã atualizou bastante o Hisbollah. Se até 3000 foguetes forem disparados em Israel por semanas, o sinal de defesa de Iron Dome não seria mais suficiente. A ministra das Relações Exteriores Annalena Baerbock alertou ambos os partidos no domingo para agir "com prudência". Espero que não seja tarde demais para isso.
O conflito entre Israel e o Hisbollah tem o potencial de mergulhar o Oriente Médio em uma guerra devastadora novamente. Os efeitos não seriam apenas sentidos regionalmente, mas também globalmente. A comunidade internacional deve tentar evitar a escalada e encontrar uma solução pacífica.
Kommentare (0)