Ajuda digital para todos: Digital Zebra” começa em Hellersdorf!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O projeto “Digital Zebra” começa em 6 de outubro de 2025 na biblioteca central Ehm Welk de Berlim e apoia a inclusão digital para todos.

Das Projekt „Digital-Zebra“ startet am 6. Oktober 2025 in Berlins Mittelpunktbibliothek Ehm Welk, unterstützt digitale Inklusion für alle.
O projeto “Digital Zebra” começa em 6 de outubro de 2025 na biblioteca central Ehm Welk de Berlim e apoia a inclusão digital para todos.

Ajuda digital para todos: Digital Zebra” começa em Hellersdorf!

Na segunda-feira, 6 de outubro de 2025, um projeto inovador denominado “Digital Zebra” será lançado na biblioteca central “Ehm Welk” em Hellersdorf-Nord. O evento de lançamento começa às 14h. e é voltado para pessoas de todas as idades que precisam de suporte em temas digitais. É oferecida ajuda para criar documentos PDF, usar aplicativos com segurança e agendar compromissos online. Com este projecto, a Biblioteca Central será a primeira biblioteca do distrito a oferecer este tipo de serviços. A assessoria é prestada por um guia digital treinado e o serviço é gratuito e está disponível sem cadastro prévio. Não é necessário cartão de biblioteca. O horário de atendimento é às segundas-feiras, a partir das 15h. às 18h00, terças-feiras das 13h00 às 18h00. às 16h00 e quartas e sextas-feiras, das 11h00 às 14h00. Se for bem-sucedido, isto poderá representar um passo significativo em direção à inclusão digital, como já relatou berlin.de.

O projeto “Digital Zebra” foi lançado para enfrentar os desafios da exclusão digital. Em Berlim, o acesso a dispositivos modernos e a utilização da Internet são frequentemente distribuídos de forma desigual, o que prejudica particularmente as pessoas em áreas como a administração, a educação e a saúde. Por isso, a “Digital-Zebra” não oferece apenas apoio individual, mas também workshops e eventos para promover competências digitais. As 22 bibliotecas da Associação de Bibliotecas Públicas de Berlim (VÖBB) já fazem parte desta iniciativa, que é apoiada pelo Senado de Berlim e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), conforme explicado em gemeinsamdigital.berlin.de.

Diversas ofertas no local

Os guias digitais nas bibliotecas estão disponíveis para fornecer 20 a 30 horas de apoio semanal e ajudar na utilização de ofertas digitais, como aceder a serviços ao cidadão ou marcar consultas online. Uma ampla variedade de tópicos é abordada, incluindo leitura de prescrições eletrônicas e configuração de toques. As medidas para promover a inclusão digital garantem que todos, independentemente da sua formação educacional ou conhecimento técnico, tenham acesso às informações e tecnologias necessárias.

Além das novas ofertas da biblioteca central “Ehm Welk”, inúmeras outras bibliotecas já se tornaram pontos de contacto para a educação digital. A Biblioteca Central e Estatal de Berlim, a Biblioteca Municipal de Berlim e a Biblioteca Heinrich Schulz são apenas alguns exemplos que já oferecem o seu apoio. Os cidadãos interessados ​​​​podem encontrar mais informações sobre os locais e horários de atendimento oferecidos em voebb.de.

O próximo projeto “Digital Zebra” em Hellersdorf-Nord é outro passo importante na educação digital e na integração da população de Berlim. O objetivo é claro: tornar a participação digital tangível para todos os cidadãos.