Banco colorido no parque paisagístico: as crianças gostam de ajudar a criar!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 6 de novembro de 2025, foi inaugurado um banco colorido no Parque Paisagístico Johannisthal, desenhado por crianças no festival familiar.

Am 6.11.2025 wurde im Landschaftspark Johannisthal eine bunte Bank eingeweiht, gestaltet von Kindern beim Familienfest.
No dia 6 de novembro de 2025, foi inaugurado um banco colorido no Parque Paisagístico Johannisthal, desenhado por crianças no festival familiar.

Banco colorido no parque paisagístico: as crianças gostam de ajudar a criar!

Um banco colorido foi inaugurado hoje no Parque Paisagístico de Johannisthal, resultado de uma campanha criativa do Departamento de Estradas e Parques. Esta ação aconteceu no âmbito do festival familiar “Escritório Distrital de Participação” em Adlershof. O banco oferece às crianças a oportunidade de eternizar as suas ideias criativas com canetas à prova de água, criando desenhos, frases ou os seus nomes. Os jovens participantes também tiveram a oportunidade de votar na localização do banco, tendo a maioria escolhido o pitoresco Parque Paisagístico Johannisthal. O novo ponto de descanso foi instalado próximo ao campo de patinação e em Hermann-Dorner-Allee.

A Dra. Claudia Leistner, conselheira distrital, foi positiva quanto à participação ativa das crianças e à escolha do local. “Escritório Distrital de Participação” é um dia aberto que oferece atividades práticas e aconselhamento. O Departamento de Estradas e Parques é responsável pela manutenção dos espaços verdes públicos e zela pela instalação de novos bancos nos espaços verdes e parques infantis e pela substituição de bancos antigos e deslocados. Na seleção dos locais, as sugestões dos cidadãos são tidas em conta e implementadas em função das possibilidades financeiras.

O Parque Paisagístico Johannisthal

O Parque Paisagístico Johannisthal desempenha um papel central no projeto de desenvolvimento urbano Johannisthal/Adlershof. Tem uma função compensatória das inevitáveis ​​intervenções na natureza e na paisagem que decorrem dos projetos de construção de edifícios. O objetivo das medidas é manter e desenvolver ainda mais a riqueza de espécies das pastagens secas. Foram criadas estruturas de esconderijo para lagartos da areia para a fauna, enquanto plantações lenhosas servem como criadouros para pássaros.

A manutenção desta área de proteção paisagística é realizada através de cortes em faixas que são suaves para insetos e répteis. O corte escalonado mantém os animais seguros e apoia a biodiversidade. Na reserva natural adjacente, um rebanho de ovelhas ajuda a manter baixo o crescimento mais competitivo e contribui para a preservação da vegetação especial.

Um olhar além das fronteiras

As vantagens de parques paisagísticos bem concebidos não se limitam apenas a Johannisthal. Um exemplo do uso bem-sucedido de áreas industriais e naturais é o Parque Paisagístico Duisburg-Nord, que atrai em média um milhão de visitantes todos os anos. Esta paisagem natural e cultural na Renânia do Norte-Vestfália combina o património industrial com o design natural moderno desde 1994 e é conhecida pelas suas impressionantes instalações de iluminação. “The Guardian” nomeou o parque como um dos dez oásis urbanos mais bonitos do mundo.

Os visitantes deste parque podem desfrutar de uma variedade de atividades que vão desde mergulho, escalada e caminhadas. A ideia de sustentabilidade também se estende às ofertas familiares, como grandes escorregadores, áreas de lazer e uma fazenda infantil. Os interessados ​​também podem agendar visitas guiadas sobre a história industrial do parque. Tal como no Parque Paisagístico de Johannisthal, grande ênfase é colocada na preservação da natureza, o que contribui para a atratividade dos parques tanto para os habitantes locais como para os turistas.