420 sacolas dos direitos da criança distribuídas para alunos da primeira série em Reinickendorf!
Pilotos familiares em Reinickendorf distribuem 420 sacolas com os direitos das crianças para alunos da primeira série no início das aulas, a fim de promover os direitos das crianças.

420 sacolas dos direitos da criança distribuídas para alunos da primeira série em Reinickendorf!
Em 12 de outubro de 2025, a FAMILIENLOTSINNEN Reinickendorf, juntamente com a representante de crianças e jovens Hannah Böse, distribuiu 420 sacolas dos direitos da criança para alunos da primeira série em Reinickendorf. Esta campanha ocorreu próximo ao início das aulas e faz parte de um compromisso maior com os direitos das crianças.
Como parte da campanha, o vereador juvenil Alexander Ewers (SPD) participou da distribuição no dia 15 de setembro de 2025 na School am Park, unidade com foco em educação especial. Ewers distribuiu pessoalmente sacolas para 20 alunos da primeira série e enfatizou a importância dos direitos das crianças com deficiência.
Conteúdo das sacolas dos direitos da criança
As sacolas distribuídas contêm uma variedade de materiais de volta às aulas, incluindo:
- Brotdose
- Trinkflasche
- Stifte
- Radiergummi
- Anspitzer
- Schere
- Kleber
- Lineal
- Stundenplan
- Erstleseheft
- Reflektoren für Verkehrssicherheit
- Konzentrationsspielzeuge
- Armbänder der Initiative „Trau dich!“
Estas bolsas e materiais são financiados pelos orçamentos dos representantes das crianças e jovens e da FAMILIENLOTSINNEN Reinickendorf. Além da escola do parque, as sacolas também foram distribuídas para diversas creches e escolas de ensino fundamental da região, incluindo a Kita Horizonte em Tornower Weg, a escola primária de Rollbergen e a escola Toulouse-Lautrec para deficientes físicos.
Relevância dos direitos das crianças
Toda criança tem direitos, independentemente do seu local de origem. Estes direitos estão consagrados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, que entrou em vigor em 20 de Novembro de 1989. Quase todos os países do mundo ratificaram esta convenção, o que ajudou a reduzir a mortalidade infantil e a garantir que hoje mais crianças frequentem a escola do que nunca. A sensibilização para os direitos das crianças está a aumentar em todo o mundo e a UNICEF continua a promover activamente a sua implementação.
Uma oferta notável é o pacote da UNICEF para escolas primárias “Você tem direitos”, que inclui downloads gratuitos, ideias de design para aulas escolares, folhetos e ofertas promocionais para estudantes. Estes materiais promovem a compreensão e a discussão dos direitos das crianças na sala de aula.
Escolas de direitos das crianças da UNICEF
O UNICEF também apoia as escolas na integração da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança nas aulas e na vida escolar quotidiana. O programa das escolas pelos direitos da criança oferece, entre outras coisas, caixas digitais sobre os direitos da criança e materiais impressos. Esta iniciativa promove um conceito escolar holístico em que as crianças aprendem a reconhecer os seus direitos e a defendê-los ativamente. As escolas que concluem com êxito a formação recebem o certificado “Escola dos Direitos da Criança” da UNICEF.
Escolas de direitos das crianças da UNICEF já foram criadas em países como a Alemanha, a Suécia e o Reino Unido. Uma fase piloto do programa com escolas selecionadas está em execução na Alemanha desde 2022. Além disso, a campanha internacional “A Maior Lição do Mundo” está a ser realizada para trazer os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) para as salas de aula de uma forma amiga das crianças. O objectivo desta campanha é informar as crianças sobre os seus direitos e motivá-las a realizá-los. Materiais didáticos e vídeos, também em língua de sinais, estão disponíveis na área de downloads do UNICEF.