Oficina de Multilinguismo: Oportunidades e novas perspectivas em Berlim!
Workshop sobre multilinguismo em 13 de outubro de 2025 em Treptow-Köpenick: Os especialistas promovem habilidades interculturais e desenvolvimento de idiomas.

Oficina de Multilinguismo: Oportunidades e novas perspectivas em Berlim!
Em 7 de outubro de 2025, multilinguismo e mães em Movimiento E.V. anuncia um workshop especial para promover o multilinguismo. Isso acontecerá em 13 de outubro de 2025, das 9:00 às 12:00. em Villa, Hasselwerderstraße 38-40, 12439 Berlim. O objetivo do workshop é a visualização e a promoção direcionada do multilinguismo em várias instalações do distrito. É dada atenção especial à interculturalidade e à criação de salas inclusivas.
O workshop é interativo e requer a participação ativa dos participantes. Especialistas e pessoas comprometidas de centros distritais e familiares, clubes de bairro, instalações de lazer para jovens e creches são abordados. Ana Maria Acevedo, especialista em terapia da fala e bilíngue, aparecerá como orador. As partes interessadas podem se registrar por e-mail para koord.trep-koep@mamis-en-movimiento.de.
Interesse crescente no multilinguismo
A importância do multilinguismo está cada vez mais ganhando peso na Alemanha. A diversidade de idiomas de crianças e adolescentes cresce através da globalização e da mobilidade. As perguntas são complexas: o que significa para as crianças crescerem com vários idiomas? Como os especialistas podem promover habilidades linguísticas em educação e educação? As habilidades linguísticas têm um impacto significativo no sucesso da escola e na participação social. Além disso, a apreciação e promoção do multilinguismo é considerada crucial para a identidade geral da linguagem das crianças, como um relatório do [Workshop Divers.DE] (https://werkstattzvers.de/fortbildung- mehrsprachikung/) mostra.
Manter a sua primeira língua é particularmente importante para a aquisição de uma segunda língua e para o sucesso educacional. Nas creches, as crianças têm a oportunidade de aprender alemão com falantes nativos. No entanto, a educação num contexto intercultural também exige dos profissionais uma atitude que demonstre respeito e apreço pela língua materna das crianças.
Desafios na prática
Um número crescente de crianças com formação em migração, especialmente de áreas de crise, traz novos desafios para os especialistas em educação. As crianças refugiadas são frequentemente traumatizadas e geralmente têm pouco conhecimento do alemão. A necessidade de um ambiente de aprendizado amigável é claro. Os especialistas devem refletir regularmente sobre os processos de aprendizagem e integrar uma abordagem intercultural à educação, como nifbe.de.
A diversidade na creche é percebida como uma oportunidade, mas também como um desafio. Materiais em diferentes idiomas, bem como abordagens dialógicas, como consideração do livro de imagens, promovem vocabulário e entendimento. Afinal, o envolvimento dos pais é de grande importância para fortalecer a troca e a integração. Esses aspectos são particularmente discutidos e discutidos no workshop planejado.